Açoreana aumenta lucros e reduz custos
Começamos o ano dando-lhe conta de um facto positivo. Positivo para a Açoreana, nalguma medida também para o setor segurador português, e em última análise para todos os segurados da companhia, que poderão ansiar ver refletidos nos seguros subscritos, benefícios do desempenho da seguradora. A Açoreana Seguros alcançou um resultado líquido de 9.48 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2012, o que constitui uma subida relativamente ao mesmo período do ano anterior, de 18 por cento.
As contas da Açoreana no período em análise atestam uma confortável solidez para os desafios que a atividade seguradora vai enfrentar no futuro próximo, registando uma margem de solvência de 227.9 por ceno, o que corresponde a um reforço de mais de 64 pontos percentuais face ao período homólogo.
Os ativos sob gestão ultrapassaram os 1.25 mil milhões de euros, um crescimento homólogo de 0.2%, enquanto os capitais próprios também aumentavam para 145,9 milhões de euros – 26.4% face a setembro de 2011.
A companhia de seguros Açoreana reforçou a sua quota de mercado nos segmentos Vida para os 7% e Não Vida, para os 2%, dando conta de um crescimento substancial nos seguros de saúde, relacionado por certo com a crescente preocupação dos portugueses em assegurarem um complemento convincente e menos falível eu o sistema público de saúde.
A seguradora do Grupo Banif deu conta ainda em comunicado, que registou um comportamento que contraria a tendência negativa do mercado, apontando para um significativo crescimento registado também no segmento de Planos de Poupança-Reforma, no qual, quase duplicou os valores subscritos. O mercado neste segmento regista uma perda de 25 por cento.
Também pelo lado da despesa, a Açoreana apresentou bom desempenho, pelo menos a avaliar pelos dados publicitados pela companhia – os gastos gerais da Açoreana diminuíram no período em análise uns assinaláveis sete por cento.