Ageas Portugal com bom resultado líquido em 2020

Março 9, 2021

O Grupo Ageas Portugal tem actualmente dez marcas comerciais, das quais cinco são na actividade seguradora: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo.

Ageas Portugal com bom resultado líquido em 2020

Fechadas as contas, em 2020 o Grupo Ageas Portugal registou um volume de negócios de 1.6 mil milhões de euros, no conjunto total dos ramos Vida e Não Vida.

No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o mercado segurador português sofreu uma forte contracção e o Grupo Ageas Portugal encerrou o ano com um crescimento no Ramo Não Vida de 5.2%, para os 775 milhões, e um decréscimo no Ramo Vida de 42.8%, para os 801 milhões, ambos alinhados com a tendência do mercado, mas com um melhor resultado em Não Vida.

Apesar desta conjuntura e impacto, o Grupo Ageas fechou o ano com resultados sólidos, com um acréscimo de 36% no resultado líquido, num total de 150.8 milhões de euros. Crescimento devido em grande parte à libertação de provisões técnicas dos seguros de Vida, com um impacto nos resultados líquidos de cerca de 36 milhões de euros.

Com uma quota de mercado global de 15.6%, o Ageas mantém-se como um dos líderes no ranking segurador português. A quota de mercado do Ramo Vida foi de 17.6% e do Ramo Não Vida de 13.9%. No final de 2020 o rácio de solvência foi de 252%. O Grupo manteve os 1281 colaboradores e aumentou o número global de clientes para 1.8 milhões, num crescimento de 1.7%.

Face ao desafio sem precedentes colocado pelo estado pandémico, o Grupo implementou, desde a primeira hora, um Plano de Contingência para apoiar a Sociedade e proteger os seus colaboradores. Os seguros foram adaptados, oferecendo mais protecção aos clientes, em especial aos profissionais de saúde. Estreitando as relações dos colaboradores, parceiros e clientes, foram reforçados os contactos à distância.

Através da Fundação Ageas, foram criados 3 Planos de Emergência Social. Estes planos incluíram, entre outros, a oferta de kits de protecção individual a instituições de solidariedade social, o projecto Chamada Amiga, direccionado para a população idosa, o Movimento SOS Vizinhos, que ajudou a combater o isolamento social, e a oferta de equipamentos informáticos a estudantes carenciados. O Grupo foi também sensível à difícil situação vivida pelo sector cultural a nível nacional, mantendo o apoio à Cultura através das suas parcerias e associando-se ao movimento Portugal #EntraEmCena em colaboração com artistas, marcas e empresas.

“2020 foi um ano marcado por uma pandemia que trouxe consequências graves a nível económico e social. Porém, o Grupo Ageas Portugal esteve, e continuará a estar, ao lado dos portugueses e da sociedade através de produtos e serviços adaptados às suas necessidades, e da promoção de iniciativas focadas na prevenção, na protecção, na assistência, na literacia. O apoio de múltiplas causas, pela mão da Fundação Ageas, tem sido, e continuará a ser, fundamental. Para 2021, tal como aconteceu em 2020, em que testemunhei tantas coisas positivas, estou convencido que vamos observar um aumento da inovação, da sustentabilidade e uma ânsia inesgotável para atingir o sucesso. A minha leitura da história portuguesa mostra que os portugueses são uma população resiliente, que age unida quando tem de o fazer e isso leva-me a antever que em 2022 as minhas conclusões face ao ano actual serão muito positivas”.

Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário