Futuro das pensões: Ageas e Generali reforçam poupança a longo prazo

Dezembro 27, 2024

No painel da conferência Money Summit, organizado pela EY, Luís Menezes, CEO do Grupo Ageas Portugal, destacou que em 2070 as pessoas vão receber apenas 38% do último salário. Este dado sublinha a importância de olhar para o setor segurador como um veículo de poupança. Contudo, o líder da Ageas lamentou que a literacia financeira sobre este tema seja insuficiente e praticamente ausente nas escolas. Além disso, apresentou soluções como a venda de imóveis para obter rendimentos isentos ou com baixa tributação durante períodos de 15 anos. Saiba mais detalhes sobre a Ageas.

Ageas e Generali reforçam poupança a longo prazo

Generali/Tranquilidade defende produtos de aforro

Pedro Carvalho, CEO da Generali/Tranquilidade, reforçou o papel das seguradoras na promoção da poupança de longo prazo. Para ele, produtos com prazos superiores a cinco ou oito anos tornam-se cada vez mais atrativos. No entanto, lamentou a falta de incentivos consistentes por parte dos sucessivos orçamentos de Estado, que poderiam alavancar o interesse dos cidadãos nestes mecanismos de aforro.

A inovação tecnológica nas seguradoras

A CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, trouxe o exemplo do MB Way como prova de que a inovação tecnológica está a transformar setores como o financeiro e o segurador. A Inteligência Artificial (IA), por sua vez, foi um dos temas centrais do debate, com destaque para a afirmação de que a produtividade pode aumentar em 50% com a sua adoção. Segundo Bernardo Correia, da Google Portugal, a corrida global pelos melhores modelos de IA é essencial para preparar os jovens e melhorar a competitividade.

O impacto da IA no setor segurador

A adoção da IA foi amplamente discutida por todos os participantes. Pedro Carvalho, da Generali/Tranquilidade, descreveu o impacto da tecnologia como exponencial e irreversível, abrindo novas oportunidades para os setores. Luís Menezes, da Ageas, alertou para os desafios da IA, nomeadamente a redundância de postos de trabalho. Para ele, o foco deve estar em incluir as pessoas em tarefas alternativas, garantindo a adaptação ao novo panorama.

Ageas, Generali e Tranquilidade na vanguarda da poupança

Com a liderança de CEOs como Luís Menezes e Pedro Carvalho, seguradoras como a Ageas e a Generali/Tranquilidade posicionam-se como pilares na promoção da poupança e da inovação. Ao mesmo tempo, sublinham os desafios de adaptação tecnológica e a necessidade de políticas públicas que incentivem o aforro a longo prazo.

A inovação, aliada à estratégia de poupança, continuará a ser a base para o futuro do setor segurador, garantindo segurança financeira para as gerações vindouras.

Money Summit pela EY?

O Money Summit é uma conferência de renome organizada anualmente pela EY, uma das maiores empresas globais de serviços profissionais. Este evento reúne líderes e especialistas das áreas de finanças, tecnologia e inovação para discutir os principais desafios e tendências que moldam o futuro da economia.

A EY (Ernst & Young) é uma multinacional focada em auditoria, consultoria, estratégia e transações, com forte ênfase na inovação e transformação digital. Com uma visão de construir um mundo de negócios melhor, a EY promove iniciativas como o Money Summit para fomentar a partilha de ideias e soluções disruptivas, alinhando empresas, profissionais e sociedade para enfrentar as mudanças económicas e tecnológicas em curso.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

Deixe um comentário