Futuro das pensões: Ageas e Generali reforçam poupança a longo prazo
No painel da conferência Money Summit, organizado pela EY, Luís Menezes, CEO do Grupo Ageas Portugal, destacou que em 2070 as pessoas vão receber apenas 38% do último salário. Este dado sublinha a importância de olhar para o setor segurador como um veículo de poupança. Contudo, o líder da Ageas lamentou que a literacia financeira sobre este tema seja insuficiente e praticamente ausente nas escolas. Além disso, apresentou soluções como a venda de imóveis para obter rendimentos isentos ou com baixa tributação durante períodos de 15 anos. Saiba mais detalhes sobre a Ageas.
Generali/Tranquilidade defende produtos de aforro
Pedro Carvalho, CEO da Generali/Tranquilidade, reforçou o papel das seguradoras na promoção da poupança de longo prazo. Para ele, produtos com prazos superiores a cinco ou oito anos tornam-se cada vez mais atrativos. No entanto, lamentou a falta de incentivos consistentes por parte dos sucessivos orçamentos de Estado, que poderiam alavancar o interesse dos cidadãos nestes mecanismos de aforro.
A inovação tecnológica nas seguradoras
A CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, trouxe o exemplo do MB Way como prova de que a inovação tecnológica está a transformar setores como o financeiro e o segurador. A Inteligência Artificial (IA), por sua vez, foi um dos temas centrais do debate, com destaque para a afirmação de que a produtividade pode aumentar em 50% com a sua adoção. Segundo Bernardo Correia, da Google Portugal, a corrida global pelos melhores modelos de IA é essencial para preparar os jovens e melhorar a competitividade.
O impacto da IA no setor segurador
A adoção da IA foi amplamente discutida por todos os participantes. Pedro Carvalho, da Generali/Tranquilidade, descreveu o impacto da tecnologia como exponencial e irreversível, abrindo novas oportunidades para os setores. Luís Menezes, da Ageas, alertou para os desafios da IA, nomeadamente a redundância de postos de trabalho. Para ele, o foco deve estar em incluir as pessoas em tarefas alternativas, garantindo a adaptação ao novo panorama.
Ageas, Generali e Tranquilidade na vanguarda da poupança
Com a liderança de CEOs como Luís Menezes e Pedro Carvalho, seguradoras como a Ageas e a Generali/Tranquilidade posicionam-se como pilares na promoção da poupança e da inovação. Ao mesmo tempo, sublinham os desafios de adaptação tecnológica e a necessidade de políticas públicas que incentivem o aforro a longo prazo.
A inovação, aliada à estratégia de poupança, continuará a ser a base para o futuro do setor segurador, garantindo segurança financeira para as gerações vindouras.
Money Summit pela EY?
O Money Summit é uma conferência de renome organizada anualmente pela EY, uma das maiores empresas globais de serviços profissionais. Este evento reúne líderes e especialistas das áreas de finanças, tecnologia e inovação para discutir os principais desafios e tendências que moldam o futuro da economia.
A EY (Ernst & Young) é uma multinacional focada em auditoria, consultoria, estratégia e transações, com forte ênfase na inovação e transformação digital. Com uma visão de construir um mundo de negócios melhor, a EY promove iniciativas como o Money Summit para fomentar a partilha de ideias e soluções disruptivas, alinhando empresas, profissionais e sociedade para enfrentar as mudanças económicas e tecnológicas em curso.