Aumentam as queixas referentes ao seguro automóvel
Se bem que os números que lhe vou referir tenham muito a ver como as novas e variadas formas que o consumidor tem ao seu alcance para poder reclamar, que foram proporcionadas, e muito bem, pelo supervisor de seguros português – o Instituto de Seguros de Portugal, e que esse fato serve de alguma maneira de atenuante, não deixa de ser negativo, que a quantidade de reclamações referentes ao produto seguro automóvel tenham aumentado 29% na primeira metade deste ano, quando comparadas com igual período de 2010.
Dos 5298 processos iniciados pelos consumidores de seguro automóvel junto do Instituto de Seguros de Portugal, 2863 foram analisados e registam um record, que supera como foi referido em 29% os números comparáveis de 2010. No mesmo período do ano passado forem avaliadas 2219 reclamações referentes a casos de protesto em relação a práticas afins ao seguro automóvel.
Na opinião dos responsáveis pelo ISP, o acréscimo poderá significar alguma deterioração da qualidade da prestação do serviço seguro auto realizada pelas companhias de seguros e outros operadores que vendem seguro auto, mas não será a única razão, nem provavelmente, digo eu, a mais determinante.
Queixas seguro automóvel
O crescente número de meios de reclamação a que o utente de seguros podem recorrer na tentativa de fazer valer os seus direitos como consumidor de seguros, essa sim, parece-me a razão mais preponderante para este aumento. O ISP obriga entre outros deveres, a que os operadores de seguros tenham um gestor de reclamações e um provedor do cliente – factos que facilitam sobremaneira o processo de queixa.
No caso do seguro de carro deve estar sempre atento às tarifas, realizando simulações de seguro automóvel com frequência que lhe asseguraram um seguro mais barato.