Estado vai passar a não pagar Seguro Automóvel
O título é sensacionalista, admito. Efectivamente o Estado não vai dar um mau exemplo aos portugueses, vai sim optar pelo aluguer operacional da sua frota de veículos automóveis, remetendo para empresas sub-contratadas o pagamentos das despesas de conservação dos veículos – reparações técnicas e o pagamento dos seguros.
O sistema, que vai passar a ser a regra na renovação dos veículos estatais, cada vez mais envelhecidos, vai fazer o Estado gastar menos 38% por cada carro novo, poupando até 20 milhões de euros por ano.
Ao contrário do que se passa actualmente, em que o Estado ao adquirir novos veículos assume todos os encargos que deles decorrem, vai passar a alugar os automóveis.
Actualmente, a despesa anual com a manutenção dos cerca de 29 mil veículos do Estado ascende a 53 milhões de euros. Segundo o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Pina, se os 29 mil veículos fossem alugados, o Estado gastaria apenas 33 milhões de euros por ano, ou seja, menos 38% do que actualmente.
No caso dos seguros de automóveis deve estar sempre atento às tarifas, realizando simulações de seguro automóvel com frequência que lhe asseguraram um seguro mais barato.