Directiva Solvency II: Axa não vê razões para mudar
A directiva Solvency II que deverá entrar em vigor em 2012, pretende alinhar os requisitos de crédito das seguradoras europeias com a quantidade de risco que essas companhias de seguros assumem. A directiva está ainda em fase de planeamento estando a Comissão Europeia em negociações com a indústria e os reguladores do sector segurador. No entanto, o CEO da Axa, Henri de Castries, adianta já não ver motivos para mudar as regras na Europa.
Segundo o CEO da AXA, os seguradores europeus não deviam ser obrigados a aumentar as reservas de capital, uma vez que têm um papel estabilizador no sistema financeiro e não podem representar risco sistémico para os mercados. Reportando-se ao exemplo da conjuntura que atravessamos, De Castries afirma que a actual crise o provou, pois nenhuma empresa seguradora sofreu de problemas de liquidez ou de falta de capital devido à sua actividade no sector dos seguros.
“Os seguradores não estão interligados” da mesma forma que os bancos, explicou de Castries à Bloomberg. ” Axa não segura a Allianz e a Allianz não segura a Axa, enquanto o BNP pede dinheiro emprestado ao UniCredit e o UniCredit pede emprestado ao BNP”, acrescentou o CEO da AXA.