Actualize os capitais dos seguros e poupe nas prestações

Março 5, 2008

Actualize os capitais dos seguros e poupe nas prestaçõesMuito raramente as seguradoras relembram aos seus clientes as vantagens de irem actualizando os capitais dos seus seguros. O Jornal de Negócios trouxe recentemente à estampa um artigo a lembrar isto mesmo e a dar conta (como nós damos aos nossos clientes) que nalguns casos pode poupar, simplesmente por manter actualizados os capitais dos seus seguros.

O exemplo dos seguros associados ao Crédito Habitação

Tomemos o exemplo de um crédito à habitação. À medida que a duração do empréstimo se vai vencendo e o vamos pagando, o capital em débito para com o banco vai diminuindo.

Este facto significa que pode reduzir o capital coberto pelo seguro para o novo valor – mais baixo que o original. Como o que paga pelo seguro é directamente proporcional a esse capital, o seguro fica mais barato.

Infelizmente, se contratarmos um seguro associado ao crédito habitação ao balcão de uma seguradora ou de um banco, muito raramente os mesmos nos lembram da vantagem de virmos a proceder a esta actualização. Conclusão: continuamos a pagar mais do que necessitávamos.

Repare nos capitais e altere-os para os actuais

Já reparou se os valores dos seus seguros se estão a alterar ao longo do contrato? Todos os meses o valor em dívida desce, mas se o seguro associado ao seu empréstimo for subscrito fora do banco credor, o prémio não é actualizado. Assim sendo, vai continuar a pagar um montante equivalente ao empréstimo inicial. E mesmo quando os seguros são subscritos através do próprio banco, a actualização nem sempre é automática: alguns bancos revêem os prémios anualmente, outros mensalmente e outros só o fazem após pedido do cliente.

Anualmente a diferença pode não lhe parecer significativa, mas é não actualizar o seu seguro durante vários anos já será um valor considerável aquele que está a perder.

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.