Crédito habitação hipotecário é o indicado para obras em casa de alguma dimensão
Já aqui afirmamos que o Crédito pessoal é o mais indicado para pequenas obras em casa. Mas quando essas obras não são tão pequenas assim, e envolvem valores mais elevados, podendo ser dado o próprio imóvel sujeito a obras como garantia, o crédito hipotecário é a escolha mais adequada.
Se ter obras em casa costuma ser um dor de cabeça, o pedido de empréstimo para obras também pode ser causador de algumas. No caso de montantes elevados o crédito hipotecário – aquele que habitualmente contratamos num empréstimo para aquisição de habitação – é o mais apropriado. O Banco Best dispõe até de um crédito hipotecário específico para obras.
Embora fiquemos a ganhar com o crédito hipotecário, pois os juros a pagar são menores, existem alguns aspectos a ter em conta.
A generalidade dos bancos obriga à contratação de um seguro de vida. Alguns até exigem a subscrição de um seguro completo de protecção ao crédito. Excepções parecem ser o Crédito Agrícola e o BES. O Barclays, o BPI e a CGD são dos que exigem uma apólice de protecção ao crédito.
Contrair o empréstimo por tranches – à medida que a obra vai sendo feita e é necessário pagar ao empreiteiro – parece ser uma boa opção, tendo a vantagem de diminuir o valor total de juros, porque o consumidor só paga os juros do capital adiantado.
crédito hipotecário é indicado para montantes mais elevados