Pese a descida da Euribor, crédito habitação aumenta em Novembro

Novembro 27, 2007

A Euribor, a taxa de juro de referência na Europa para os empréstimos à habitação, vai terminar o mês de Novembro em torno dos 4,60%, contra os 4,647% verificados em Outubro, o que supõe a primeira descida da última década. No entanto, e estranhamente, os encargos com os créditos continuam a subir.

EuriborOs analistas têm dificuldade em encontrar explicações para a o facto da Euribor apresentar resistência em baixar, aproximando-se dos níveis do preços do dinheiro, actualmente nos 4%.
A explicação dada pelo mercado é a falta de liquidez devido à turbulência nos mercados financeiros dos Estados Unidos, em virtude da crise do subprime, isto apesar das várias injecções no sistema.

Para a carteira dos titulares de empréstimos bancários e tendo como referência um crédito médio de 150 000 euros com um prazo de amortização de 25 anos, um fecho da Euribor em torno dos 4,60% em Novembro implica um custo acrescido na mensalidade de 62 euros para as pessoas que tenham uma revisão anual, já que em Novembro de 2006 a Euribor estava mais baixa, nos 3,86%.

Já para as pessoas com empréstimos indexados à Euribor a seis meses, a mensalidade aumentará pouco mais de 19 euros, pois em Maio a taxa estava nos 4,37%.

Diário Económico

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.