Leasing e Renting para adquirir o seu novo automóvel

Fevereiro 10, 2011

Uma das vantagens das soluções de financiamento para gestão de frotas automóveis, como o Renting e o Leasing, que dispensam a aquisição de veículos, é o facto de se saber bem com o que contar em termos de custos, bem como o facto de querendo, estender essa previsibilidade a outros serviços que podem ser incluídos na mensalidade.

O Leasing

As micro e pequenas empresas que não têm necessidade de disporem de uma frota automóvel para levarem a cabo o seu negócio, têm visto no Leasing uma das modalidade de financiamento por eleição, para se equiparem com veículos automóveis, uma vez que a taxa de juro é mais baixa.

Na realidade, o Leasing tem sido a solução de financiamento para gestão de frotas preferida pelas empresas portuguesas que escolhem não adquirir directamente as viaturas. Quando assim acontece, as viaturas são alugadas às locadoras financeiras durante espaços de tempo antecipadamente contratualizados, podendo a empresa que contrata o serviço no fim do contrato transaccionar a compra da viatura.

Enquanto o contrato decorre, a empresa paga à locadora determinada mensalidade, sabendo desta forma com o que pode conter e estando mais imune a variações de custos para os anos próximos.

AOV

O Renting automóvel ou AOV – Aluguer Operacional de Veículos tem registado um assinalável crescimento no tecido empresarial português, especialmente nas empresas de pequena dimensão.

O Renting junta ao aluguer do automóvel, presente no Leasing, uma série de outros serviços agregados, que acabam por ser adquiridos ou gastos durante a utilização do veículo. É o caso do combustível, dos seguros, das manutenções periódicas, da própria gestão de sinistros no caso de ocorrerem, etc.

Do mesmo modo que no Leasing, no Renting a empresa cliente paga um valor mensal à locadora pelo aluguer da viatura, mas no caso particular do Renting, esse valor é maior pois inclui todos os serviços associados, possibilitando à empresa excluir das suas preocupações uma série de despesas de natureza variável associadas à gestão da frota em que poderia incorrer a qualquer altura. O Renting destina-se a empresas de qualquer dimensão, do sector privado ou público, e cuja prática do negócio exija a detenção de diversas viaturas.

Pelo seu carácter facilitador, retirando ao cliente todas as preocupações relacionadas com a gestão automóvel, o Renting é hoje também muito procurado por particulares para quem o actual contexto económico pode ser perturbador da evolução da procura destas soluções de financiamento.
Num ano de 2011 carregado de nuvens negras e expectativas desmoralizadoras para a nossa economia e saúde financeira, o funcionamento dos mercados quanto à procura destas soluções de financiamento – leasing e renting – e aguardado com alguma expectativa. Poderá ser o tempo destas soluções granjearem mais adeptos.

Opte por qualquer uma delas ou outras, e depois venha fazer connosco o seu seguro automóvel …

 

TOC e formadora em Contabilidade Financeira, Analitica e Fiscalidade. Colaboradora da Seguros Mais.