Emprego nos Seguros … em Espanha

Abril 15, 2008

Emprego nos Seguros em EspanhaMuitos de nós, fazemos compras no El Corte Inglês, temos os poucos trocados que nos restam no Banco Santander, compramos electrodomésticos na San Luís, andares à San José, vemos televisão sintonizados na TVI que é controlada pelo grupo Prisa, ajudando-a a ser líder de audiências em Portugal, e vestimo-nos com roupa da Zara. Eles impõem-se por cá … que tal passarmos para lá?

A Seguros-Mais pretende ser um espaço de utilidade e de disseminação de informação para todos os que querem poupar com os seus seguros, estar informados sobre as melhores opções e oportunidades. Em todo o caso, também sabemos que muita gente nos segue por razões profissionais. Estando de algum modo ligados à actividade seguradora, acompanham-nos porque apreciam as notícias que aqui difundimos.

Este artigo pretende inaugurar uma área a que esperamos vir a dar continuidade – o Emprego na Actividade dos Seguros – já aqui anunciada anteriormente, e que pretende dar resposta a pedidos de emprego que nos têm sido endereçados, mas também a informar, e a abrir horizontes a quem possa estar nesta área e de algum modo esteja insatisfeito com as actuais condições de trabalho.

Neste âmbito, e inaugurando então esta rubrica aqui na Seguros-Mais, a primeira sugestão é esta: Avalie por si mesmo a possibilidade de ir trabalhar em seguros na vizinha Espanha.

A vantagem da Língua

O Espanhol é uma língua muito afim ao português – pelo menos nós compreendemo-los bem, o que já não será bem verdade no caso contrário (vá se lá saber porquê!!). O Espanhol é uma língua em expansão. É a língua materna de grande parte da população humana – a quarta mais falada no mundo inteiro, depois do chinês mandarim (são tantos e quem os compreende), do inglês e o indiano. Mais de 450 milhões de falantes por todo o mundo.
Actualmente o espanhol tornou-se um idioma imprescindível no âmbito profissional, sendo o seu domínio pelo menos em termos elementares, uma exigência comparável ao inglês, que constituirá cada vez mais, estou certo que sim para as próximas gerações, um pré-requisito para entrar no mercado de trabalho. Internacionalmente é a segunda língua mais utilizada na comunicação, vejam-se os websites das empresas internacionais, onde é sempre a segundo prioridade em termos de idioma do site,a após o inglês e tendo ultrapassado há muito o francês.

Trabalhar em Espanha, porque não!?

É verdade que Espanha está a sair de um período de grande fulgor e crescimento económico (este artigo vem um pouco atrasado), e que o brilho parece estar a esbater-se, devido a uma anunciada crise que passa essencialmente pelo imobiliário. O número de desempregados registados no Instituto de Emprego espanhol tem vindo a aumentar paulatinamente nos últimos tempos, e a contratação também tem caído. Ainda assim, os valores das contratações estão bastante acima dos nossos números, com o Inem (Instituto de Emprego espanhol ) por exemplo, a referir que em Janeiro último os novos contratos chegaram aos 1.581.360, valor que no entanto representa uma descida de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2007.

Ainda assim, trabalhar em Espanha poderá ser uma boa alternativa também na área dos seguros. A oferta ainda é considerável para a actividade seguradora.

Acompanhar as oportunidades de emprego em Espanha

Se está desempregado, ou simplesmente quer mudar de vida, pode muito facilmente aquilatar da possibilidade de se mudar para Espanha. O Infojobs é o portal líder de emprego em Espanha, contando com mais de 4 milhões de candidatos registados (o serviço é completamente gratuito para candidatos a emprego). Cheguei até ele devido a um estudo lido algures, que o dava como o maior canal de emprego europeu, pelo que em Espanha deve ser mesmo o grande site do Emprego.

Através do Infojobs é prático e rápido consultar as ofertas de emprego em seguros que vão sendo lançadas no mercado espanhol. Depois de se registar pode mesmo candidatar-se a um emprego, uma vez que o site permite aos utilizadores registados o envio do Curriculum Vitae e de uma carta de apresentação que pode definir como modelo e que depois caso a caso poderá ajustar minimamente tornando a candidatura personalizada e quase imediata. Longe vão os tempos, em que quem queria estar informado sobre a oferta de emprego em Espanha precisava comprar e acompanhar os anúncios dos jornais El mundo e El País.

Este artigo vai longo, Se o assunto lhe interessa e pretende mais informações deve continuar a ler o artigo em jeito de tutorial que preparamos em Empregos de Seguros em Espanha .


 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.