Emprego nos Seguros … em Espanha
Muitos de nós, fazemos compras no El Corte Inglês, temos os poucos trocados que nos restam no Banco Santander, compramos electrodomésticos na San Luís, andares à San José, vemos televisão sintonizados na TVI que é controlada pelo grupo Prisa, ajudando-a a ser líder de audiências em Portugal, e vestimo-nos com roupa da Zara. Eles impõem-se por cá … que tal passarmos para lá?
A Seguros-Mais pretende ser um espaço de utilidade e de disseminação de informação para todos os que querem poupar com os seus seguros, estar informados sobre as melhores opções e oportunidades. Em todo o caso, também sabemos que muita gente nos segue por razões profissionais. Estando de algum modo ligados à actividade seguradora, acompanham-nos porque apreciam as notícias que aqui difundimos.
Este artigo pretende inaugurar uma área a que esperamos vir a dar continuidade – o Emprego na Actividade dos Seguros – já aqui anunciada anteriormente, e que pretende dar resposta a pedidos de emprego que nos têm sido endereçados, mas também a informar, e a abrir horizontes a quem possa estar nesta área e de algum modo esteja insatisfeito com as actuais condições de trabalho.
Neste âmbito, e inaugurando então esta rubrica aqui na Seguros-Mais, a primeira sugestão é esta: Avalie por si mesmo a possibilidade de ir trabalhar em seguros na vizinha Espanha.
A vantagem da Língua
O Espanhol é uma língua muito afim ao português – pelo menos nós compreendemo-los bem, o que já não será bem verdade no caso contrário (vá se lá saber porquê!!). O Espanhol é uma língua em expansão. É a língua materna de grande parte da população humana – a quarta mais falada no mundo inteiro, depois do chinês mandarim (são tantos e quem os compreende), do inglês e o indiano. Mais de 450 milhões de falantes por todo o mundo.
Actualmente o espanhol tornou-se um idioma imprescindível no âmbito profissional, sendo o seu domínio pelo menos em termos elementares, uma exigência comparável ao inglês, que constituirá cada vez mais, estou certo que sim para as próximas gerações, um pré-requisito para entrar no mercado de trabalho. Internacionalmente é a segunda língua mais utilizada na comunicação, vejam-se os websites das empresas internacionais, onde é sempre a segundo prioridade em termos de idioma do site,a após o inglês e tendo ultrapassado há muito o francês.
Trabalhar em Espanha, porque não!?
É verdade que Espanha está a sair de um período de grande fulgor e crescimento económico (este artigo vem um pouco atrasado), e que o brilho parece estar a esbater-se, devido a uma anunciada crise que passa essencialmente pelo imobiliário. O número de desempregados registados no Instituto de Emprego espanhol tem vindo a aumentar paulatinamente nos últimos tempos, e a contratação também tem caído. Ainda assim, os valores das contratações estão bastante acima dos nossos números, com o Inem (Instituto de Emprego espanhol ) por exemplo, a referir que em Janeiro último os novos contratos chegaram aos 1.581.360, valor que no entanto representa uma descida de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2007.
Ainda assim, trabalhar em Espanha poderá ser uma boa alternativa também na área dos seguros. A oferta ainda é considerável para a actividade seguradora.
Acompanhar as oportunidades de emprego em Espanha
Se está desempregado, ou simplesmente quer mudar de vida, pode muito facilmente aquilatar da possibilidade de se mudar para Espanha. O Infojobs é o portal líder de emprego em Espanha, contando com mais de 4 milhões de candidatos registados (o serviço é completamente gratuito para candidatos a emprego). Cheguei até ele devido a um estudo lido algures, que o dava como o maior canal de emprego europeu, pelo que em Espanha deve ser mesmo o grande site do Emprego.
Através do Infojobs é prático e rápido consultar as ofertas de emprego em seguros que vão sendo lançadas no mercado espanhol. Depois de se registar pode mesmo candidatar-se a um emprego, uma vez que o site permite aos utilizadores registados o envio do Curriculum Vitae e de uma carta de apresentação que pode definir como modelo e que depois caso a caso poderá ajustar minimamente tornando a candidatura personalizada e quase imediata. Longe vão os tempos, em que quem queria estar informado sobre a oferta de emprego em Espanha precisava comprar e acompanhar os anúncios dos jornais El mundo e El País.
Este artigo vai longo, Se o assunto lhe interessa e pretende mais informações deve continuar a ler o artigo em jeito de tutorial que preparamos em Empregos de Seguros em Espanha .