MAPFRE de boa saúde e com lucros de actividade pese a pandemia
A MAPFRE Portugal obteve um resultado global de 15.8 milhões de euros no exercício de 2020, com o volume de prémios de 261.2 milhões de euros, patenteando uma melhoria de desempenho pese todos os efeitos sofridos pelo sector segurador no decurso da pandemia de COVID-19.
Actualmente, a MAPFRE marca presença em Portugal com várias seguradoras: MAPFRE Seguros Gerais, MAPFRE Seguros de Vida, Bankinter Vida Portugal, este último que resulta da parceria com o Bankinter, e mais recentemente, a MAPFRE Santander Portugal, uma parceria com o Banco Santander.
Os resultados das sociedades MAPFRE Seguros Gerais SA e MAPFRE Seguros de Vida SA atingiram o montante de 8.7 milhões de euros. O rácio combinado do negócio Não Vida teve um comportamento excepcional atingindo 93.3%. Valor que está em linha com a evolução dos últimos anos e resulta da estratégia de negócio que tem vindo a ser implementada pela MAPFRE.
Os prémios em Portugal das diversas sociedades que compõem o grupo MAPFRE atingiram os 138.8 milhões de euros, representando um crescimento de 1.7% em relação ao ano de 2019.
“Os resultados foram positivos e encorajadores. Conseguimos superar o mercado no crescimento em prémios e a nossa operação foi capaz de responder aos desafios, de se adaptar e mesmo de melhorar alguns aspectos do seu desempenho”.
Luís Anula, CEO da MAPFRE
A nível mundial, o grupo MAPFRE activou um plano com medidas especificamente orientadas para mitigar os efeitos da pandemia. Portugal não fugiu a esta regra em que a MAPFRE colocou até 90% dos seus colaboradores em regime de teletrabalho e tornou-se a primeira seguradora a obter, em Portugal, a certificação ISSO 22301 pela AENOR de “Gestão da Continuidade do Negócio”.
Doações directas à sociedade, nomeadamente material e equipamento médico oferecido aos hospitais centrais de Lisboa e ao Hospital de S. João (Porto), acções de voluntariado corporativo e apoio social através da Fundação MAPFRE foram outras iniciativas que marcaram o exercício de 2020 em Portugal.
A nível internacional o Grupo MAPFRE manteve em 2020 a solidez financeira, apesar de algumas quebras e provisões extraordinárias nalguns mercados.
As receitas globais ascenderam 25.419 milhões de euros, menos 10.7% que em 2019, embora se mantivessem as fortes contribuições dos três principais mercados (Espanha, Brasil e Estados Unidos).
O volume de prémios totalizou 20.482 milhões de euros, evidenciando uma queda de 11.1% em relação ao exercício anterior, fundamentalmente resultante dos efeitos da pandemia.
Os resultados da MAPFRE a nível mundial foram, apesar do contexto exigente decorrente da pandemia, de 526.5 Milhões de Euros. Já o resultado operacional fixou-se em 658 Milhões de Euros.
No final de 2020 os activos totais do Grupo MAPFRE somavam 69.153 milhões de euros.