1900-1969
Em 1990 dá-se a fundação da SPS – Sociedade Portuguesa de Seguros. A atividade da SPS orienta-se inicialmente para os seguros Terrestres e de Incêndio, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros de Vida e Não-Vida. Esta seguradora daria bem mais tarde, origem à Allianz Portugal.
1907
No ano de 1907, a publicação do Decreto de 1907 foi marcante para a atividade seguradora.
Só após a sua publicação, a 21 de Outubro de 1907, podemos efetivamente afirmar que as companhias de seguros portuguesas passaram a explorar o seguro com bases técnicas realmente rigorosas.
O decreto foi evolucionário na forma como estabeleceu a atividade seguradora, definiu a supervisão de seguros, o exercício da atividade e contextualizou o contrato de seguro.
1907 é também o ano do aparecimento da Lusitania Companhia de Seguros e da Portugal Previdente Companhia de Seguros. A atividade da PP orientou-se inicialmente para os seguros de Vida e Rendas Vitalícias, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros Vida e Não-Vida.
1909
Em 1909 nasce a Victoria Companhia de Seguros.
1913
Aparece a Mundial que nos seus cerca de 90 anos de vida incorporou várias seguradoras e “morreu” incorporada na Mundial Confiança e Fidelidade Mundial. Tomou sede em Lisboa, no Largo do Chiado, nº 8, então denominado Largo das duas Igrejas, com um capital de 500 mil escudos.
1917
Em 1917 é fundada a Sagres – Companhia de Seguros, hoje Macif.
1918
A Metropole Companhia de Seguros iniciou a sua atividade, em 1918 no Ramo Não Vida. Trata-se da seguradora que acabou por em 1998 dar origem à Zurich, que também nessa data se passar a dedicar ao Ramo Vida através da Zurich Life e da Eagle Star Vida, hoje, fundidas numa só seguradora – a Zurich Companhia de Seguros Vida, S.A.
1920
A Gan iniciou a sua atividade em Portugal em 1920, através de duas Agências Gerais – a Nationale Vie e a Nationale Risques Divers, com gestão realizada a partir de Espanha. Começa aqui o percurso do que hoje é a seguradora Groupama.
1921
Em 1921 nasceu a companhia de seguros O Trabalho. Em 1922 incorporou a Sociedade Mútua dos Construtores Civis do Norte de Portugal, e durante duas décadas explorou apenas o ramo acidentes de trabalho, praticamente limitando a sua abrangência à região Norte.
A partir de 1935, a “O Trabalho” alargou a sua atividade a todo o país e passou a explorar outros ramos para além dos acidentes de trabalho. Com sede na rua José Falcão, no Porto, a seguradora acabou aglutinada na Açoreana Seguros.
1927
A Sociedade Portuguesa de Seguros passa a fazer parte do Grupo AGF – Assurances Générales de France, um ano após ter integrado a Companhia de Seguros Previdência.
1932
Em 1932, a GAN interrompe a gestão realizada a partir de Espanha e nomeia um Agente Geral português. Na altura, a seguradora que hoje é conhecida por Groupama, explorava os Ramos Vida, Automóvel, Acidentes Pessoais, Incêndio e Marítimo.
1934
A Portugal Previdente passa a integrar o grupo italiano RAS – Riunione Adriatica di Sicurtà.
1940
Em plena II Guerra Mundial é fundada, em Aveiro, a A Confiança, Companhia Aveirense de Seguros, resultado de uma mútua de armadores, que concentrava inicialmente a sua atividade nos seguros marítimos.
Posteriormente alargou a atividade a outros ramos, nomeadamente a seguros de animais. Acabou por dar origem à Mundial Confiança e vê o seu nome desaparecer mais tarde com a Fidelidade Mundial.
1942
Em 1942 é criada a Império Companhia de Seguros, tendo sido fixada a sua sede na rua do Comércio nº 49 em Lisboa e um ano depois na rua Garrett, nº 62. A seguradora acabaria por na atualidade ver desaparecer o seu nome do panorama dos seguros em Portugal. Aconteceu recentemente quando a Fidelidade Mundial passou a Fidelidade apenas, agregando a Império Bonança.
Em 1971, a Império foi a primeira companhia de seguros portuguesa a ultrapassar a barreira de um milhão de contos em prémios. Acabou nacionalizada em 1975, e agregando a a Sagres e a Universal.
Em 1992, a Império é reprivatizada e regressa ao controlo do Grupo Mello.
Em 2000 é constituída a Império Bonança, dando-se início a um processo de convergência entre as duas companhias.
A marca Império acaba em 2013 com a incorporação total na Fidelidade.
1968
Foi em 1968 que a Mundial e a Confiança encetaram o processo de aproximação gradual que as levou apenas a concluírem a sua fusão, uma década mais tarde.
1969
A COSEC intui a necessidade crescente de seguros de cauções referentes às transações comerciais, fundando-se em 1969.