1990-1999
Em 1990, a Generali Vida – Companhia de Seguros, S.A., é constituída para explorar o ramo Vida.
1991
Em 1991, a Scottish Union – Companhia de Seguros de Vida, é constituída para explorar o ramo Vida.
A BPA-Seguros de Vida, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida. Acabaria uma década depois por ser incorporada por fusão na Ocidental.
1992
Em 1992 dá-se a reprivatização da Mundial-Confiança, tendo o controlo acionista sido devolvido ao grupo empresarial que detinha participação maioritária no período anterior à nacionalização.
A Victoria Seguros de Vida, S.A., foi constituída para explorar o ramo Vida, mediante a transferência de carteira de seguros de Vida da sucursal em Portugal da Victoria Lebensversicherung Aktiengesellsachft (anterior a 1975, também denominada Victoria – Sociedade Anónima de Seguros de Vida, S.A.), que encerrou.
Foi autorizada a abertura em Portugal de uma sucursal da empresa de seguros espanhola Mapfre Asistencia, Compañia Internacional de Seguros y Reaseguros, S.A., que veio explorar ramos Não Vida.
1993
Constituiu-se a Companhia de Seguros Tranquilidade Vida para explorar o ramo Vida.
1993 é também o ano de constituição da Europ Assistance – Companhia Portuguesa de Seguros de Assistência, S.A., para explorar o ramo assistência.
1994
Inicia a sua atividade no ramo Vida a Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S.A.
A BFE-Seguros, Companhia de Seguros de Vida, foi constituída para explorar o ramo Vida.
Surge a Rural Seguros – Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A.. Esta seguradora está hoje integrada na CA Seguros.
Foi constituída a Victoria Seguros, S.A. para explorar os ramos Não Vida mediante a transferência de carteira da sucursal em Portugal da empresa de seguros alemã Victoria Versicherung Aktiengesellsachft, que encerrou.
1995
Constitui-se a Aliança UAP.
A Scottish Union – Companhia de Seguros de Vida, altera a denominação para BPI Vida – Companhia de Seguros de Vida.
Foi constituída a Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., para explorar os ramos Não Vida, e especializar-se nos ramos doença e assistência. Trata-se da seguradora que dará origem à Médis.
A sucursal em Portugal da empresa de seguros alemã Victoria Krakenversicherung Aktiengesellsachft (Victória Sociedade Anónima de Seguros de Saúde) encerrou na sequência da transferência da sua carteira de seguros para a Victoria Seguros,S.A..
1996
Constitui-se a Espírito Santo, Companhia de Seguros, S.A.
Ainda neste ano, a Sociedade Portuguesa de Seguros adquire as operações em Portugal da PFA, Companhia do Grupo Athéna.
A Seguro Directo Gere – Companhia de Seguros, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida.
Dá-se o estabelecimento em Portugal de uma sucursal da empresa de seguros francesa Prevoir – Vie Group Prevoir, que veio explorar o ramo Vida.
1997
Em 1997 é constituída em Portugal a AXA Portugal.
Tudo começou em 1991 quando a Aliança Seguradora S.A. é privatizada a 51%, e é então que os maiores acionistas da Aliança Seguradora, da Garantia e da UAP Portugal (Vida e Não Vida) decidem juntar as suas atividades e estabelecem um protocolo para a criação do Grupo Segurador Aliança UAP, que é constituída oficialmente em 1995 sob a designação de Aliança UAP, Companhia de Seguros, S.A.
Em 1997 a Aliança UAP muda de nome e de imagem depois da fusão entre a AXA e a UAP, em França.
Também em 1997, a Social e a Scottish Union Portugal fundem-se por incorporação com a Portugal Previdente. O Grupo BPI, que detinha o capital daquelas seguradoras, torna-se um acionista importante da Portugal Previdente, na base de um acordo de parceria com o Grupo Allianz.
A Via Directa – Companhia de Seguros, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida.
1998
É o ano da seguradora Metropole adoptar oficialmente a designação de Zurich Companhia de Seguros S.A.
Também em 1998 é criado o primeiro website de uma seguradora em Portugal. A honra e o pioneirismo coube à Generali.
A Crédito Agrícola Vida – Companhia de Seguros, S.A. é fundada.
A Império Adeslas – Companhia de Seguros de Saúde, S.A., foi constituída para explorar ramos Não Vida. Ficará na história da Médis.
Detida pela Via Directa, nasce a OK! teleseguros no seio do Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), a segunda seguradora direta a operar em Portugal.
1999
Surge a Allianz Portugal em resultado da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz a nível mundial, após a tomada de controlo do Grupo AGF.
A Companhia de Seguros Império, S.A., transferiu parcialmente a sua carteira de seguros, relativa aos contratos do ramo doença para a Império Adeslas – Companhia de Seguros de Saúde, S.A, constituida no ano anterior.
A sucursal em Portugal da empresa de seguros do Reino Unido, Commercial Union Assurance Company Limited, alterou a sua denominação, na sequência da mudança de denominação da sede, para CGU International Insurance plc.