Primeiro Fundo de Pensões em Portugal com os Princípios para Investimento Responsável das Nações Unidas
A Ocidental reforçou as opções de investimento responsável em Portugal ao certificar os seus Fundos de Pensões Abertos Horizonte com Investimento Responsável/ESG (Environmental, Social and Governance criteria).
Este produto da seguradora Ocidental é o primeiro veículo de Investimento Responsável/ESG em Portugal, a subscrever os PRI. Este processo concretizou-se em parceria com a BMO Global Asset Management e através da subscrição dos Princípios para Investimento Responsável das Nações Unidas (PRI – Principles for Responsible Investment).
Ao reforçar a governação dos seus Fundos de Pensões Abertos Horizonte que, em conjunto, representa 220 milhões de euros sob gestão, a Ocidental reconhece a importância que os critérios ambientais, sociais e de governação, têm na criação de valor acrescentado nos investimentos de longo prazo e em responder aos desafios de criação de valor, ética e sustentabilidade, junto dos Clientes.
A preocupação com a sustentabilidade, não é nova para a Ocidental. E apesar dos nossos fundos serem principalmente direccionados para empresas, queremos num futuro próximo, entrar no mercado dos particulares. Aplicar regras de investimento responsável e de diversificação é importante para reforçar a confiança dos nossos Clientes.
Valdemar Duarte, Director Geral da Ocidental Pensões.
O interesse do mercado português, em investimento responsável, é cada vez maior, porque as pessoas reconhecem o seu contributo positivo.
Claudia Wearmouth, Directora da BMO Global Asset Management.