Plano de poupança do Estado – pensão vitalícia garantida pelos PPR públicos
Os PPR – planos de poupança reforma públicos também apelidados de certificados de reforma, vão assegurar uma pensão vitalícia aos aforradores.
PPR públicos asseguram pensão para toda a vida
Esta garantia é incomum no mercado nacional, não assumida (pelo que conhecemos) por nenhum outro plano de poupança. Dada a sua imprevisibilidade, poucas companhias de seguros aceitarão o risco de pagarem um complemento de pensão até à data de morte do reformado. Pelo que vem noticiado, os PPR do Estado assumirão esse risco.
Pelo que sabemos, nem companhias de seguros como a Victoria Seguros, a Groupama, a Global, e bancos como o MilleniumBCP, BES e BPI que têm produtos de seguros de vida e planos de poupança bastante variados, praticam uma modalidade de pensão vitalícia nalgum deles.
Revés da medalha – tinha que ter um inconveniente
No entanto, se o reformado morrer ao fim de três anos (caso se reforme aos 65 será aos 68 anos), o fundo de capitalização do PPR público consome o remanescente, em vez de retornar esses rendimentos para os herdeiros.
Assim sendo, os PPR do Estado, feitos pelos reformados que morrem cedo (prematuramente) servirão para pagar os complementos de reforma dos PPR Públicos daqueles que vivem para além da esperança média de vida.