Planos Poupança Reforma mais desejados em 2010

Maio 30, 2011
Em PPR

Poupança em PPRO investimento em PPR aumentou 9.6 por cento em 2010 espelhando a preocupação dos portugueses com o futuro e a reforma, segundo o relatório anual da APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios. O relatório da APFIPP realça que os produtos de poupança, os PPR e os PPA atingiram em conjunto, o recorde de dezassete mil milhões de euros, valores que superam em mais de nove por cento os do ano de 2009.
No entanto, o comportamento destes produtos financeiros foi diferente: enquanto os PPR têm mantido uma tendência crescente, atingindo 16.9 mil milhões de euros, os PPA têm vindo lentamente a decrescer desde 2006 e caíram 35.5 por cento em 2010.

Segundo a APFIPP, a crescente procura de PPRs resulta de uma maior consciencialização dos portugueses, para a quase obrigatoriedade de pouparem agora, para poderem ter rendimentos na reforma, pois as expectativas vão no sentido dos portugueses virem a ter decréscimos significativos no rendimento disponível aquando da conclusão das suas vidas activas.

Ainda quanto aos PPRs em particular, convém notar a assimetria registada quanto à natureza dos mesmos – os seguros de PPR são 90% do total (15.2 mil milhões), ficando 7.6% para os fundos de PPR, e 2.5% para os fundos de pensões.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.