Cães que são funcionários públicos
Precisamos confirmar esta informação com as seguradoras, mas acho que estamos em condições de afirmar que se o seu cão for funcionário público, estamos também, como para qualquer outro, em condições de lhe fazermos um seguro. 😉
Esta chamada de atenção vem a propósito do Supremo Tribunal da Noruega ter decidido que os cães-polícias devem ser equiparados a funcionários públicos, elevando deste modo a pena de prisão de quem se atrever a agredir tais agentes da autoridade.
O caso que originou esta decisão histórica da justiça norueguesa remonta a Maio de 2007, quando um homem de 29 anos foi surpreendido pela polícia em pleno arrombamento de uma porta de um apartamento. O larápio pôs-se em fuga, a polícia moveu-lhe uma perseguição, que terminou quando um cão-polícia, de seu nome Casper derrubou o larápio, não sem que este o tenha pontapeado.
A polícia decidiu então acusar o criminoso de tentativa de invasão de propriedade e de agressão a um agente policial – ao Casper, claro.
Nas duas primeiras instâncias em que o caso foi julgado, não foi dado provimento à segunda das acusações – foi considerado que o crime (de agressão a um agente policial) apenas se aplica aos que agridem humanos. No entanto, o Supremo Tribunal, próxima instância de apelação, decidiu (agora) que um ataque a um cão-polícia deve ser julgado como um ataque a um qualquer funcionário público, fazendo história na magistratura norueguesa e reconhecendo o estatuto de funcionários públicos para os cães-polícias. Assim sendo, a decisão obriga a um novo julgamento do agressor, e tem uma consequência imediata: a Noruega passa a ter mais 182 funcionários públicos… de quatro patas.
Aqui na Seguros-Mais estamos solidários com a decisão do Supremo norueguês, e já só contamos os dias em que viajaremos pela Noruega, e quiçá passaremos a encontrar ao balcão de qualquer organismo público, um qualquer funcionário canino (como o da foto), que nos atenderá, porventura com mais simpatia que alguns (felizmente uma minoria) funcionários públicos portugueses 😉