Como a Advancecare implementa a subscrição de seguros de saúde
Os seguros de saúde são uma realidade para muitos portugueses. Para alguns são mesmo uma necessidade e a única forma de terem acessos aos cuidados que precisam.
Um nome incontornável neste domínio é o da Advancecare. A empresa lançou o que podemos apelidar de uma solução inovadora no mercado segurador em Portugal – o Serviço de Apoio à Subscrição e Avaliação Clínica.
Seguindo a sua estratégia de diversificação de negócio e consolidando a sua atuação no mercado dos seguros, a AdvanceCare analisou procedimentos instituídos e desenhou uma solução inovadora para o mercado segurador, que lhe permitisse em simultâneo uma maior proximidade e uma maior interação com o seu potencial subscritor de seguros.
Assim, no último trimestre de 2013, a Advancecare acabou de definir o que chama de Serviço de Apoio à Subscrição e Avaliação Clínica.
Em que se distingue este serviço? E como a sua implementação acaba por beneficiá-lo a si, consumidor final de cuidados de saúde?
Tipicamente, na subscrição de um seguro de Saúde ou Vida, o canal de venda trabalha em parceria com o profissional responsável pela análise de risco.
Esta colaboração dá-se para que, por um lado, se possa proceder à recolha de dados clínicos do potencial subscritor, e, por outro, para assegurar a sustentação da tomada de decisão sobre as condições de seguro a aplicar.
Este processo é necessário pois está em causa a viabilidade do negócio e a própria estabilidade financeira da prestadora. Acaba sendo, por vezes, causador de alguma incompreensão no subscritor, que não compreende completamente a razão de lhe estarem a ser pedidas determinadas informações, para além de ser caracterizado pela potencial falta de informação relevante para análise, pela maior necessidade de análises de back-up e follow-ups e pelos pedidos adicionais de informação e/ou exames médicos que por vezes são necessários.
Tudo acaba por gerar um custo acrescido para a companhia de seguros e numa pior avaliação do risco sobre a sua carteira, que em última instância poderá terminar em situações de futuros sinistros.
Para o potencial subscritor, este processo é gerador de alguma incerteza e incompreensão sobre o que se está a passar no processo de contratação do seguro de saúde.
O lançamento do Serviço de Apoio à Subscrição e Avaliação Clínica da Advancecare teve como objetivo melhorar esta avaliação de risco dos candidatos a seguros de Saúde e Vida, através de um método mais célere e completo, aprofundando o conhecimento que as seguradoras têm sobre as suas carteiras e, ao mesmo tempo, acelerando o processo de subscrição até ao efetivo fecho do contrato com o potencial subscritor.
Tecnicamente todas as avaliações finais são sustentadas por sistemas de regras amplamente definidos e validados anteriormente, tendo a AdvanceCare estabelecido parcerias estratégicas com duas das principais resseguradoras mundiais, que suportam as propostas de tarifação atribuídas aos potenciais subscritores avaliados por um ou mais destes níveis.
Os níveis a aplicar, a construção dos questionários e respetivos resultados, assim como as grelhas de exames a aplicar, são definidos em conjunto com cada seguradora e respetivo ressegurador, garantindo deste modo o rigor das decisões tomadas.
Para gerir especificamente este serviço, a AdvanceCare desenvolveu um portal – o Tele-Underwriting Portal – que permite difundir a informação sobre os processos de subscrição entre os vários intervenientes envolvidos: companhia de seguros, canal de venda, prestadores de cuidados de saúde e analistas de risco, promovendo deste modo a gestão pró-ativa destes processos e desencadeando uma maior celeridade do processo de avaliação da pessoa que pretende subscrever um seguro.
No sentido de ajustar esta solução às diferentes realidades de cada seguradora e de cada ramo, este portal consiste numa plataforma web que se adapta a qualquer canal de venda utilizado pelas seguradoras. Tem também uma componente de repositório de informação, que permite reunir, para cada potencial subscritor, toda a informação referente às avaliações efetuadas, respeitando os critérios de confidencialidade legalmente exigidos.
Com esta solução, a AdvanceCare propõe-se a gerar vantagens e a criar valor para todas as partes envolvidas no processo de subscrição. A seguradora passa a ter um processo mais célere e uma avaliação do risco mais completa, existindo menos situações de informação incompleta sobre o risco dos potenciais subscritores, um maior número de processos decididos num menor espaço de tempo, e menos tempo despendido em análises de back office. Destes ganhos de eficiência, são também geradas poupanças, promovidas pela redução da necessidade de exames médicos potenciada pela melhor avaliação efetuada através da entrevista telefónica e pela redução da sinistralidade potencial no futuro. A AdvanceCare coloca também à disposição das seguradoras uma rede convencionada de prestadores e especializada para este tipo de exames, a preços consideravelmente mais competitivos.
Quanto ao potencial subscritor de um seguro de vida ou de saúde, é-lhe permitido fornecer os seus dados clínicos a profissionais especializados, no ambiente e horário da sua conveniência, evitando situações menos confortáveis e que o possam inibir de fornecer o detalhe da sua condição. Com esta solução, é também mais reduzida a probabilidade de deslocações para a realização de exames médicos. Mas se ainda assim for necessário, a capilaridade da rede da AdvanceCare garante a proximidade de um prestador mais próximo do mesmo.
Este parece ser mais um passo sustentado da AdvanceCare no seu caminho de permanente aprendizagem, crescimento e consolidação na gestão de seguros de saúde, vida e danos corporais, especialmente em tudo o que tem uma forte envolvente clínica, sendo este know-how clínico o seu principal fator diferenciador no mercado.