Quase 2 milhões de portugueses possuem seguro de saúde
Mais de 20% dos portugueses possui seguro de saúde. De acordo com a Marktest, no quadrimestre móvel de Abril de 2008, contabilizaram-se 1,874 mil possuidores de seguro de saúde, um valor que corresponde a 22.6 % do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.
Aderentes estão principalmente nas classes altas e mais habilitadas
Os quadros médios e superiores distanciam-se do valor médio, sendo junto destes que existe maior penetração do produto, dado 43,1% possuir ou beneficiar de seguro de saúde. Da mesma forma, os indivíduos das classes alta e média alta também registam valores superiores à média, com 42,3%.
Os técnicos especializados e pequenos proprietários (39,3%), os empregados do comércio, serviços e administrativos (35,3%) ou os jovens dos 25 aos 34 anos também apresentam penetração deste produto superior à média.
Pelo contrário, é junto dos mais idosos e dos indivíduos da classe social baixa (maioritariamente idosos) que se registam taxas mais baixas de posse ou benefício de seguro de saúde. Entre os indivíduos com mais de 64 anos apenas 6,4% possui este produto segurador, junto das domésticas a penetração é de 7,9% e dos reformados e pensionistas de 9,9%.