Saúde – Hipertensão Arterial descontrolada
O 2º Congresso Português da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) vai ter lugar no Marinotel, em Vilamoura, nos próximos dias 21 a 24 de Fevereiro.
Em Portugal, somente 11 a 12% da Hipertensão Arterial (HTA) está medicada e controlada. Aliás, mais de 30% dos portugueses adultos continuam ainda sem saber que são hipertensos.
Prof. Luís Martins, presidente do congresso
Os médicos não estão a intervir o suficiente na HTA
Além do consumo excessivo de sal, refere Luís Martins, “em Portugal o problema deve-se ao facto dos médicos não estarem a intervir o suficiente na HTA, sobretudo na mentalidade dos doentes quanto à gravidade desta patologia”.
A postura do médico é o primeiro passo decisivo para o sucesso de qualquer terapêutica anti-hipertensiva. Um aspecto crítico do tratamento é, por exemplo, quando se diz ao doente que, quando alcançar valores normais de PA (Pressão Arterial) não vai poder abandonar a medicação, pois este não o percebe se não for muito bem esclarecido pelo médico.
Se nota que o seu médico do SNS não tem os recursos e tempo suficiente para o poder sensibilizar e tratar quanto à HTA, faça um seguro de saúde, consulte um médico particular e deixe que este estabeleça um plano de combate à sua Hipertensão Arterial.
No sector dos seguros nada é imutável, pelo contrário. Faça simulações de seguros para se aperceber se não estará a pagar demais pelos seus seguros saúde.