Seguro vitalício de saúde ainda este ano
O Instituto de Seguros de Portugal (ISP), entidade que regula a actividade seguradora em Portugal, espera que o seguro vitalício de saúde possa entrar em vigor até ao final do ano. O Instituto dos Seguros entregou um projecto ao Governo no fim de Setembro, que visa regulamentar este seguro. A medida abre caminho a que as companhias de seguros passem a comercializar sem limite de idade, seguros de saúde. Ainda assim, da aprovação do projecto não decorre automaticamente a disponibilização no mercado de produtos de seguros de saúde para toda a vida.
Será necessário que as seguradoras iniciem a comercialização de tais seguros. A actividade seguradora não tem encarado com muito optimismo a figura destes seguros de saúde. Ainda recentemente, podia-se ler nas páginas do Diário Económico, uma entrevista em que Pedro Seixas Vale, o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), atestava isso mesmo..
O problema estará na inevitabilidade de o seguro vitalício de saúde vir a ser contratado por um número reduzidíssimo de pessoas com capacidade financeira, uma vez que as seguradoras contam comercializá-lo a um custo elevado.