Seguros de saúde e testes de ADN

Março 8, 2008

Seguros de saúde e testes de ADNDepois de já termos falado aqui deste assunto neste artigo – Companhias de seguros não podem exigir testes genéticos, leia mais um contributo para a temática dos testes de ADN e a respectiva correlação com os seguros de saúde. (fonte: Farmacia.com.pt)

Existe algum receio por parte das pessoas em realizarem testes de ADN devido à possibilidade de terem doenças geneticamente transmissíveis na família, algo que pode levar a uma discriminação por parte de não só das seguradoras responsáveis pelos seguros de saúde, como também dos empregadores.

 

Esta medida tem vindo a preocupar os oficiais de saúde visto que o teste de ADN fornece uma imagem detalhada sobre o estado de saúde do paciente, podendo ainda servir como forma de prevenção em casos futuros de doenças.

No entanto, diversos pacientes têm mostrado alguma preocupação em realizar este tipo de testes pois os resultados ficam registados no seu historial médico, podendo vir a provocar-lhes problemas a nível de seguro de saúde, bem como em arranjar um novo emprego.

“É fácil de constatar que o público tem receio de realizar testes de ADN”, afirmou Francis S. Collins, director do Instituto de Pesquisa do Genoma Humano.

“Caso a situação se mantenha, o futuro da medicina que todos gostaríamos que viesse a acontecer corre o risco de terminar ainda antes da sua chegada.

Um estudo recente realizado revelou que 7 em cada 92 decisões relativamente aos seguros de saúde não são justas para aqueles que têm doenças geneticamente transmissíveis, resultando num aumento de certos pagamentos ou falta de cobertura por parte das seguradoras, dependendo dos resultados dos testes de ADN.

Tanto as seguradoras de saúde como os empregadores já vieram negar estas disparidades, afirmando que as suas decisões não dependem da informação proveniente dos resultados de ADN, e nem exigem que tais testes sejam realizados pelos seus empregados.

Existe já vontade de proibir as seguradoras e os empregadores de requererem informação genética visto que pode levar a discriminação relativamente aqueles que podem vir a sofrer de certas doenças futuramente. No entanto, tal lei deverá ainda ser aprovado pelo Senado norte-americano, por forma a proteger os direitos dos trabalhadores.

A coisa mais corriqueira e banal, é uma seguradora rever as suas tarifas. O bom seguro saúde que tinha ontem, pode ser um mau seguro hoje. Hoje, o seguro net é cómodo e fá-lo poupar.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.