Encontro de Literatura em Viagem relembra o prazer de levar livros nas férias
O mote do 3.º Encontro de Literatura em Viagem que decorreu em Abril último em Matosinhos na Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi o pensamento de Eduardo Lourenço – Mais importante que o destino é a viagem. Participaram cerca de 40 autores portugueses e estrangeiros, num programa rico em conversas e eventos à volta da arte de viajar.
Oito mesas-redondas temáticas, lançamentos de livros, exposições, concertos e oficinas em escolas. Viajar é perder países; África: os imaginários por descobrir; Orientes e Ocidentes: a cultura; A Viagem começa aqui; A viagem do gosto; (Re)encontro-me viajando; Em perseguição do Sol; A Viagem ou a inquietude da solidão, foram os temas das oito mesas redondas.
Gonçalo Cadilhe, Pedro Mota, Isabel da Nóbrega, Jorge Sousa Braga, António Cabrita, Cláudio Torres, Fernando António Almeida, José Medeiros Ferreira, António Cabrita, Rui Reininho, Fernando Pinto do Amaral, José Carlos de Vasconcelos, Francisco José Viegas, Nuno Júdice, José Riço Direitinho e José Luís Peixoto participaram no certame, que também contou com presenças vindas das origens mais variadas, tantas quantas os destinos possíveis que serviram de mote ao encontro.
Já não vai a tempo de partippar no LeV, mas fica aqui a sugestão se tiver a sorte de ir de viagem em breve – Faça-se acompanhar de bons livros e multiplique os seus destinos de viagem.