Fortis: Pânico na Europa e apreensão em Portugal

Setembro 28, 2008

Fortis: Pânico na Europa e apreensão em PortugalSe o insucesso da AIG não nos chegou a assustar, dado ter sido prontamente sustentado pela Reserva Federal Norte-Americana, e contar com poucos clientes em Portugal – ainda assim, conforme noticiaram alguns órgãos de comunicação social, a DECO recebeu dezenas de chamadas telefónicas, o que representou um décimo do seu volume total diário, a súbita e radical perda em bolsa do Banco Fortis, poderá já assustar muitos mais portugueses, uma vez que o banco belga-holandês está presente em Portugal, numa parceria com o BCP na actividade seguradora.

O Fortis sofreu a maior desvalorização em bolsa dos últimos catorze anos e chegou a anunciar-se que o banco poderia ser obrigado a fazer um aumento de capital de mais de 8 mil milhões de euros para digerir a aquisição do holandês ABN AMRO.

Ao impacto fortíssimo que a queda do Fortis provocou nos países do Benelux, somou-se a apreensão em Portugal dados os 51% que os belgas-holandeses contam no capital social do grupo segurador Millennium BCP Fortis. o segundo maior do mercado nacional, que inclui as seguradoras Ocidental, Ocidental Vida, Medis e Pensõesgere.

Dado o passado recente, fica-se então à espera que a DECO possa vir a atender muitos mais telefonemas versando este assunto nos próximos dias … para quem for sócio da associação de defesa do consumidor.


 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.