Seguradora chinesa Ping An compra 4,2% do Fortis
A Ping An, segunda maior seguradora chinesa, anunciou hoje a compra de 4,2 por cento do capital do Fortis, maior grupo financeiro belga-holandês.
A operação, avaliada em 1,81 mil milhões de euros, converte o grupo chinês no segundo maior accionista do Fortis e representa a maior aquisição estrangeira feita por uma seguradora chinesa.
As cerca de 95 milhões de acções do Fortis, grupo que integra o consórcio que adquiriu recentemente o banco holandês ABN Amro, foram adquiridas nas bolsas de Bruxelas e Amesterdão no passado dia 27 de Novembro.
Com esta operação, o Fortis convidou o presidente da Ping An, Louis Cheung Chi Yan, a integrar o conselho de administração do grupo.
A seguradora chinesa poderá ainda vir a adquirir até 4,99 por cento do capital do Fortis e mesmo ir mais além, caso haja acordo do conselho de administração da instituição belga-holandesa.
Esta operação, que permitirá ao Fortis reforçar a sua presença em mercados emergentes, como é o caso da China, já teve efeitos práticos. As cotações de ambas as empresas registaram hoje uma forte valorização nas bolsas de Bruxelas e de Amesterdão (para o Fortis) e Xangai (para a Ping An).