Top Seguradoras em Portugal: Resposta a Sinistro de Seguro Automóvel

Julho 15, 2023

As seguradoras em Portugal cumprem os prazos legais estabelecidos para a regularização de sinistros automóvel. No entanto, algumas seguradoras são mais rápidas do que outras. Saiba quais são essas seguradoras e descubra por que a inclusão de uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) acelera todo o processo.

Respostas aos Sinistros de Seguro Automóvel

De acordo com o Relatório de Regularização de Sinistros Automóvel divulgado recentemente pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), apenas 1.881 dos 470.766 acidentes reportados às seguradoras em Portugal em 2022 (0,4%) não cumpriram os prazos legais estipulados para a regularização de sinistros automóvel. O relatório ressalta que, quando uma DAAA é incluída no processo, tudo se desenrola de forma muito mais rápida.

Resposta à participação de Sinistro

Apesar de o não cumprimento dos prazos ser pouco relevante, é importante destacar os prazos médios de resposta inicial das seguradoras a uma participação de sinistro. No ano de 2022, as seguradoras que se destacaram por serem as mais rápidas nesse passo, cujo prazo limite é de 2 dias, foram a seguradora Allianz, a CA Seguros, a Caravela, a Fidelidade Seguros, a seguradora Mapfre, a UNA, a Victoria e a Zurich.

Por outro lado, as seguradoras que foram um pouco mais demoradas, mas dentro do prazo legal, foram Ageas, Tranquilidade Seguros, Liberty, Lusitania, Ok Seguros!, Greenval e Ocidental.

Já as seguradoras AIG e Euro Insurances foram mesmo as mais lentas dentro do prazo legal.

Conclusão das Peritagens Automóvel

O segundo passo é a conclusão das peritagens, que deve ser feita em 4 dias se o acidente for reportado com DAAA ou em 8 dias sem DAAA. Em média, para todos os sinistros, o prazo foi de 0,6 dias com DAAA e de 1 dia sem essa declaração. Nessa fase, as seguradoras mais rápidas, com DAAA e dependendo da disponibilidade dos veículos dos segurados para peritagem, foram CA Seguros, Caravela, Fidelidade, Tranquilidade, seguradora Lusitania, Mapfre, Mudum e OK Seguros!. Por outro lado, as seguradoras mais demoradas foram Liberty, Euro Insurances e UNA.

Relatório da Peritagem

O terceiro passo é a entrega do relatório da peritagem, que foi sempre rápida. No entanto, a comunicação da assunção ou não de responsabilidade por parte da seguradora demora um pouco mais. Ainda assim, os prazos legais foram respeitados. Com DAAA, o prazo máximo é de 15 dias, mas, em média, foi de 5,6 dias. As seguradoras mais rápidas nessa fase, com DAAA, foram Allianz, Greenval, Mapfre, Tranquilidade, Mudum, Victoria e Zurich. Sem DAAA, os prazos legais vão para 30 dias nesse passo.

Pagamento da Indemnização de Seguro Automóvel

Por fim, o pagamento da indemnização, cujo prazo máximo é de 8 dias após a assunção de responsabilidade, foi cumprido em 2,4 dias com DAAA e em 2 dias sem DAAA. As seguradoras Allianz, Liberty, Lusitania e Euroinsurances foram as mais rápidas. Já Caravela, Mapfre, OK Seguros! e Zurich Seguros foram as mais lentas, porém ainda dentro do prazo legal e distantes do prazo de incumprimento.

Com mais de 6 milhões de apólices em vigor, as companhias receberam no ano passado 470.766 participações relacionadas a danos exclusivamente materiais, o que representa 98,6% do total. Em 2020, durante a pandemia e os confinamentos, o número de participações foi de cerca de 420 mil, um valor semelhante ao do ano anterior.

Os acidentes com danos exclusivamente corporais representaram apenas 0,6% do total, totalizando 2.943 no último ano, enquanto 5.892 (1,2%) envolveram simultaneamente danos materiais e corporais.

De acordo com as normas do que já foi o Instituto de Seguros de Portugal que regem a conduta de mercado, os tempos médios de regularização de sinistros automóvel devem ser disponibilizados nos websites das empresas de seguros, em língua portuguesa.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.

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