Simulação de seguro de crédito
A simulação de seguro de crédito só é possível se o potencial segurado ceder à seguradora uma lista com os seus principais clientes, para que a seguradora possa avaliar os riscos de conceder um seguro que protegerá a empresa contra o incumprimento dos seus clientes. Só assim é possível estimar o prémio em função da análise creditícia que for realizada.
O real simulador de seguro de crédito só é possível praticamente aquando da constituição e contratação do seguro, uma vez, que só em face de informação muito relevante e completa sobre a atividade comercial da empresa segurada, é possível definir um valor a pagar pelo seguro.
A potencial empresa cliente propõe o seguro de crédito para as vendas de produtos ou serviços que vier a realizar com pagamento a crédito e submete à análise e classificação da seguradora, os clientes com os quais faz negócio atualmente, e eventualmente os novos clientes que vier a ter.
Daí que para obter a simulação de seguro de crédito, o potencial segurado tenha que dispensar à seguradora a lista dos seus principais clientes, para que a companhia avalie os riscos em que vai incorrer em função da análise creditícia que vier a realizar.
Para além dessa informação que é determinante para apurar o prémio do seguro, é necessário dispensar aquando da simulação de seguro de crédito informação relativa à própria empresa.
O nome, o NIPC ou NIF, uma pessoa preferencial para realizar futuros contactos, os dados da localização e alguns dados relativos à atividade, são essenciais.
A seguradora de crédito terá que fazer logo uma estimativa geral do risco, pelo saber se o setor de atividade é a alimentação ou o setor químico faz toda a diferença, bem como a informação relativa ao volume de faturação da empresa, e à necessidade ou não de cobrir a exportação.