Simulação de seguro de moto
O Simulador de Seguro de Moto é uma preciosa ferramenta para avaliar a oferta das diversas seguradoras em relação aos respetivos produtos de seguro para proteger e garantir o seu sossego na condução do seu veículo de duas rodas. Não deixe de utilizar este instrumento de avaliação, pois trata-se do indicador mais rigoroso do seguro que mais lhe convém subscrever.
A realização de uma simulação de seguro de moto não difere muito da realizada para o seguro automóvel.
Logo à partida há que distinguir se pretende segurar o que se considera um ciclomotor (cilindrada inferior a 50cm3) ou um motociclo.
As tarifas de seguro de moto penalizam a cilindrada, pelo que poderá desde logo contar com um prémio maior para o segundo dos casos.
Além da cilindrada ainda terá que dispensar mais algumas características da sua mota pertinentes para o apuramento do prémio do seguro de moto. O ano de fabrico, a data do primeiro registo, a marca e o modelo têm uma influência menor na simulação, mas não descurável nalguns seguradores.
Para obter a cotação de seguro de moto terá ainda que preencher alguma informação sobre si, enquanto condutor habitual.
Assim sendo, será convidado a dispensar a sua idade. Esta é porventura a caraterística do segurado mais influente na determinação do custo do seguro.
As seguradoras penalizam seriamente o condutor jovem. Jovem na maior parte dos casos, entende-se como tendo menos de 25 anos.
Outro fator adjuvante deste e muitas vezes obstaculizante até à própria subscrição do seguro pela companhia, é a idade de carta. São várias as seguradoras que para os condutores jovens só fazem seguro de moto além de um determinado número de anos de carta. A adiantar um valor para este número mínimo diríamos 5 anos para estabelecer um padrão médio entre companhias.
Como para o seguro automóvel em geral, também a região, localidade, concelho, determinam diferentes graus de risco, daí que seja mais um dado a questionar pelo simulador.
Por fim, referência à utilização que é dada à moto. Se estiver a contratar o seguro para uma utilização profissional pagará por ele um custo superior à de uma utilização pessoal.