O seguro habitação e o correto capital a segurar

Julho 15, 2023
Em

Talvez como em nenhum outro seguro particular, nos seguros de habitação, a determinação do capital a segurar assume uma vital importância e é decisiva no grau de satisfação que viremos a obter ao contratar este tipo de seguro, no caso, de ocorrer um sinistro.

Resumidamente, é necessário calcular o valor que podemos perder incluindo a casa e o respetivo recheio em caso de explosão, acidente doméstico, queda de raio, aluimento de terras, inundações, incêndio, etc.

Será importante avaliar o imóvel com o maior rigor possível, não apenas o seu exterior (o edifício, as paredes) mas também o recheio que fomos depositando na nossa habitação.

O valor total para reconstrução do imóvel e do seu recheio, excetuando o terreno, será correspondente ao valor real que será subscrito no contrato do seguro.

Ou seja, a seguradora só paga ao tomador do seguro parte dos prejuízos proporcional à relação entre o custo de reconstrução ou substituição, à data do sinistro e o capital seguro.

Exemplo: um edifício com um custo de reconstrução de 100 mil euros se estiver seguro por apenas 80 mil euros, nesta situação, a seguradora será responsável por somente 80% do prejuízo, sendo imputado ao segurado os restantes 20%.

No caso de ocorrer um sinistro com danos no valor de 50 mil euros, a companhia de seguro irá indemnizar o segurado em apenas 40 mil euros (os tais 80% de 50mil), ficando a cargo do tomador do seguro o excedente- 10mil euros.

Se o valor do capital seguro for superior ao da reconstrução ou substituição, então haverá um limite máximo correspondente ao valor da reconstrução ou substituição na indemnização liquidada pela seguradora.

Especificidades da apólice de seguro multirriscos

Antes de contratar um seguro de habitação, devem ser analisados alguns fatores e informações relevantes, que devem ser esclarecidos para perceber se a apólice que vai contratar os abrange:

  • Os riscos que estão cobertos e os que estão excluídos;
  • Coberturas facultativas;
  • As opções quanto às franquias e o seu impacto no preço do seguro;
  • Outros fatores que afetem o preço do seguro, como por exemplo: dispor de um sistema de proteção contra roubo ou de meios de combate a incêndios;
  • Critérios utilizados pelo segurador para determinar o valor das indemnizações.

Protecção Global e Segurança

As companhias actualizam o capital automaticamente em cada vencimento anual de forma a manter o valor seguro actualizado.

Em caso de aquisição de novos bens o segurado deverá aumentar o capital seguro na proporção do valor desses bens.

Seguro que protege o maior investimento da sua vida: a habitação. Para que um infortúnio não destrua o que lhe custou tanto a construir.

O seguro também deve incluir um serviço de assistência domiciliária. Proteja-se bem quanto a esses valores fundamentais.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.