Tranquilidade há 140 anos sempre presente
A companhia de seguros Tranquilidade inaugurou no início deste mês a mostra que assinala os seus 140 anos de actividade revivendo momentos fundamentais da economia nacional. A exposição “Tranquilidade – há 140 anos sempre presente”, foi idealizada em torno de dois eixos paralelos, com uma primeira fase de sequência cronológica, e uma segunda mais temática.
Está presente o momento em que a agora seguradora do grupo Espírito Santo nasceu na cidade no Porto sob o nome de “Companhia de Seguros Tranquilidade Portuense – Companhia de Seguros contra Fogo” em 1871. O marco quando em 1928, José Ribeiro Espírito Santo Silva decide abrir a primeira Delegação em Lisboa, iniciando a ligação à família Espírito Santo.
Estão lá à vista de todos os que queiram visitar a exposição, o livro de registos dos primeiros seguros, a primeira apólice subscrita pela Tranquilidade, as máquinas de franquear selos dos anos 20, um relógio de ponto dos anos 50, bem como a evocação dos dirigentes mais emblemáticos.
Da exposição, que poderá ser visitada até 11 de Novembro, em Lisboa, constam ainda os momentos mais recentes, com destaque para a altura em que regressou à iniciativa privada (1991), em que lançou as seguradoras T-Vida e Logo Seguros, bem como a aposta na internacionalização, em países como Angola, Cabo Verde e Espanha.