Liberty inicia no Brasil os seguros de riscos especiais

Março 28, 2009

Liberty Seguros inicia no Brasil os riscos especiaisO grupo Liberty Mutual, um dos maiores do setor de seguros nos Estados Unidos da América, resolveu aumentar as suas operações no Brasil. Focada no mercado de seguros automóvel e apólices para médias empresas, a Liberty pretende agora atrair grandes clientes e aposta no crescimento dos projetos de infraestrutura. Construção civil, estaleiros, petroquímicas, setor marítimo e empresas petrolíferas, estão entre os alvos da seguradora, que começa assim a operar no Brasil na área de riscos especiais.

A Liberty Mutual está trazendo para o Brasil a Liberty International Underwriters (LIU), divisão internacional responsável pelos grandes riscos, e também terá uma resseguradora no Brasil, para poder oferecer maior capacidade de cobertura dos riscos. A resseguradora da Liberty já foi autorizada a operar pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Nas palavras de Danny Forsythe, o CEO Global da LIU, o Brasil é o primeiro país na América Latina a contar com operações locais para a área de riscos especiais. No México, os negócios são feitos por meio dos escritórios dos Estados Unidos ou de Londres.

Para poder agarrar grandes contratos, a Liberty vai oferecer no Brasil capacidades acima das praticadas pelo mercado. Por exemplo, para riscos do setor de petróleo, gás, químico e petroquímico, a capacidade oferecida é de 125 milhões de dólares por operação. Nos contratos de construção será de 100 milhões de dólares, e nas apólices de garantia, que avalizam que uma obra será findada no prazo previsto, 150 milhões de dólares.

No Brasil, a nova unidade da Liberty já conta com cinco executivos, cada um especializado em um tipo de risco. A seguradora prevê contratar mais três. Há ainda os técnicos que ficam na Europa e EUA e que também vão avaliar as operações brasileiras.

 

Com formação em Marketing e em Pubicidade, faz parte do núcleo de fundadores do portal Seguros Mais.