Açoreana continua com lucros embora reduzidos a metade
A Açoreana fechou o primeiro semestre com um lucro de 2.8 milhões de euros.
No entanto, tal performance acabou por constituir uma quebra de 48.8% face aos números do período homólogo do ano passado, que elevaram o lucro da seguradora do Grupo Banif aos 5.51 milhões.
A Açoreana justifica boa parte desta diminuição de lucros pela conjuntura macroeconómica desfavorável, própria da recessão, caraterizada por uma forte quebra da procura interna.
Outro fator que travou o desempenho da companhia de seguros foi a ocorrência de fortes chuvadas durante o mês de Janeiro, caraterizadas pela Açoreana como o maior sinistro da história dos seguros em Portugal.
O volume de prémios cedeu 5.5%, afetado sobretudo pelos PPR, onde a quebra foi de quase 30 porcento e os acidentes de trabalho, com uma descida homóloga de 8 porcento.
Nos seguros de saúde, a Açoreana assistiu a acréscimo – os prémios subiram 3.5%. Números positivos só ultrapassados pelo segmento Vida onde o crescimento foi de 7.7%.
A margem de solvência da seguradora aumentou no último ano, de 203.4%, em Junho de 2012, para 235.7%.