Estrada que toca música
Investigadores japoneses descobriram que é possível utilizar fendas na superfície da estrada para criar melodias audíveis no interior dos automóveis.
Uma equipa de cientistas do Hokkaido Industrial Research Institute após estabelecer diferentes distâncias entre sulcos criados na estrada e fazer variar as respectivas profundidades, conseguiu transmitir diferentes sons através das rodas para o interior dos veículos que pisam o asfalto. O conceito foi já aplicado a algumas estradas do norte do Japão, cortando o asfalto em distâncias precisas e pintando na superfície da estrada notas musicais para avisar os condutores do que estão prestes a experienciar. Entre os que experimentaram, alguns reconhecem como que uma melodia, embora outras afiancem ser apenas ruído.
Como a velocidade ideal para se ouvir a música sem interferências é de 45 km/h, as estradas musicais, no caso de se assumirem como produzindo som agradável para todos, podem vir a ser uma forma eficiente de evitar que os condutores ultrapassem o limite legal de velocidade.
Como é que ficará o seguro automóvel para circular em estradas como estas?
Será que a sinistralidade diminui devido ao condutor circular menos stressado, e como isso teremos seguos mais baratos 😉