Sistema de segurança para detecção de peões
Numa altura em que os casos de atropelamentos parecem ser muito frequentes, ou pelo menos têm assumido muito mediatismo, uma boa notícia:
Um investigador brasileiro criou um sistema inovador de detecção de peões, que lhe valeu um prémio internacional. Luciano Oliveira, associou modelos matemáticos já existentes a tecnologia capaz de destrinçar pessoas de objectos – existem modelos matemáticos e computacionais que simulam as funções das células do nosso cérebro que, a partir de imagens captadas pelos olhos, detectam informações sobre a forma de objectos e pessoas.
Luciano Oliveira, que é doutorando no Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (ISR/FCTUC), fundiu esses modelos atingindo uma maior precisão neste processo de detecção.
Por este desenvolvimento, o investigador venceu um prémio internacional, num concurso para a criação de um sistema de alerta aos condutores, promovido pelo NISIS. O concurso tem como objectivo final aplicar a tecnologia em automóveis topo de gama.