Seguros Volkswagen

Dezembro 13, 2012

volkswagen segurosBancos há muitos. Até há bancos com nomes de construtores de automóveis. Confessamos a nossa ignorância – não sabíamos que existia o Banco Volkswagen.

Pelos vistos, o Volkswagen Bank já suporta há muitos os negócios do fabricante alemão de automóveis, e recentemente chegou a Portugal.

Para quê? Pois, também para fazer seguros automóveis aos clientes Volkswagen.

O suporte segurador e financeiro da Volkswagen está em Portugal desde Abril de 2011, quando o mercado de veículos automóveis europeu já manifestava apreensão, particularmente em Portugal.

Mas só conseguiu a necessária licença bancária para poder atuar como tal um ano depois, tendo efetivamente iniciado a sua atividade em Fevereiro deste ano.

O objetivo do Banco Volkswagen em Portugal é financiar cerca de um terço dos veículos comercializados pelas marcas do grupo alemão.

Dentro de dois a três anos, o banco quer ver ultrapassado o volume estipulado de financiamento de 80 milhões de euros, em resposta às solicitações que vierem a advir da Volkswagen, mas também da Audi, Skoda e Seat, pertencentes ao grupo.

A casa-mãe alemã do Banco Volkswagen exerce atividade bancária tradicional, mas o projeto do Volkswagen Bank em Portugal, filial da Volkswagen Financial Services, não tem essa pretensão e apenas deseja atuar junto dos concessionários das marcas do grupo Volkswagen, contribuindo para o financiando dos respetivos negócios em termos de stock de viaturas novas, automóveis de demonstração, aquisição de peças, etc.

Isto sem falar no crédito que passarão a disponibilizar aos clientes finais nos stands dos concessionários, e no que a nós mais nos diz respeito e merece atenção – aos seguros que porventura vão passar a comercializar e a vender a quem lhes compra os carros.

Luís Schunk, o diretor-geral do Banco Volkswagen em Portugal, não foi conclusivo quanto a este último aspeto, ou seja, se o banco vai efetivamente disponibilizar seguros aos compradores de automóveis, tal qual como venderá crédito automóvel.

No que declarou terça-feira na apresentação do projeto em Lisboa, não conseguimos confirmar esta situação, nomeadamente naquilo que o Público publicou, mas deverá ser uma realidade.

A apresentação centrou-se mais na componente de crédito que na de seguros, e na possibilidade da entrada deste novo player com o peso do grupo Volkswagen, poder beneficiar o mercado automóvel que leva dois anos de contração.

O grupo Volkswagen foi responsável por 19005 unidades vendidas este ano até Novembro.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.

Deixe um comentário