Inaugurado Edifício AXA no Porto
Já foi a sede da Garantia e da Aliança UAP, seguradoras que hoje materializam a AXA em Portugal. Cedeu lugar como sede ao edifício de Gonçalo Sampaio, ainda no Porto, bem maior e capaz de alojar a logística que este belo edifício na baixa do Porto deixou de poder suportar.
Agora já nem aí tem a AXA a sua sede, tendo-a mudado para Lisboa, cedendo à macrocefalia da capital, que congrega à sua volta todos os recursos do país, aí chegados, mas nem por sombras aí produzidos.
Tem sido assim com todos os grupos económicos nascidos no Norte, que para sobreviverem, ou viverem melhor, têm que estar junto ao Terreiro do Paço.
Neste particular, ainda assim, no resultado pode-se ver alguma virtude – o belo edifício da AXA em plena Avenida dos liados, é agora a nova sede cultural da Invicta.
As janelas das mais de cinquenta salas do edifício abriram-se na passada sexta-feira, para mostrar ao público nortenho, que afluía à avenida, o concerto de música clássica que pautou a inauguração das atividades culturais a desenvolver ali.
Segundo Hugo Neto, o diretor geral da Porto Lazer, a empresa municipal que se encontra por trás do Projeto 1.ª avenida, responsável pela dinamização cultural da baixa, são mais de duzentos os eventos culturais a decorrer até outubro e é apenas para começar.
A Casa da Música, o Museu de Serralves, o Balleteatro, a Academia Contemporânea do Espetáculo, o Esmae Banda Sinfónica Portuguesa e a Shortcutz são os parceiros que irão usufruir do espaço, a par de jovens artistas contemporâneos emergentes, que têm a possibilidade de mostrar o seu trabalho ao público.
Passando por todas as áreas da arte, o Espaço Axa vai também receber em residência, críticos de arte, colaboradores e curadores.
O Edifício Axa ocupará no Porto, um lugar intermédio entre oss espaços institucionais e os espaços independentes, aliando a informalidade e a interatividade com os visitantes.