AIG: de maior seguradora mundial ao possível colapso
A maior seguradora do mundo (antes da crise), a norte-americana AIG, pode estar perto de falir. Após o anúncio da falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers, esta seria uma notícia catastrófica para o mercado, podendo arrastar com ela sérias consequências para a Economia mundial.
A AIG perdeu num só dia 60% do seu valor em bolsa. Neste primeiro semestre de 2008, a seguradora que “anda nas camisolas” de Cristiano Ronaldo, registou uma perda de nove milhões de euros, perdendo o título de maior seguradora do mundo, e colocando-se numa posição muito delicado, se não conseguir os 28 mil milhões de euros que lhe permitirão reequilibrar-se.
O espanhol El Mundo avança que no caso da AIG falir, as consequências serão ainda piores do que as provocadas pela falência da Lehman Brothers, “pintando” o cenário que daí decorrerá como um novo tsunami financeiro.
O Estado de Nova Iorque, onde está sedeada a companhia de seguros, interveio, autorizando que a AIG empreste a ela mesma, 14 milhões de dólares.