Brokers Link rede de corretores
A MDS, do grupo Sonae, constituiu em Novembro último a Brokers Link , “uma das maiores redes de brokers de seguros do mundo e a única com o centro de decisão fora dos maiores mercados financeiros”. Este projecto «representa um desenvolvimento inédito na história dos seguros em Portugal e uma clara aposta na afirmação da MDS e da Brokers Link como players incontornáveis no mercado segurador global».
A Brokers Link agrega mais de 40 brokers independentes, com presença em mais de 50 países, que, em conjunto, gerem uma carteira global de prémios superior a 4 mil milhões de euros. É ainda de referir que a Brokers Link conta entre os seus membros com a Cooper Gay, o 6º maior broker de resseguros do mundo, no qual a Sonae tem uma participação significativa no capital (dê-mos-lhe aqui a notícia em Julho).
Paralelamente, a Brokers Link tem fortes parcerias com brokers dos EUA, Canadá e África. A rede Brokers Link começou em 2004 como uma aliança informal entre brokers de Portugal, Espanha, Brasil e França, que já trabalhavam em conjunto.
Segundo refere a empresa em comunicado, a MDS assumiu-se desde o início como o líder e motor de dinamização do crescimento e operacionalização da rede, o que foi reconhecido pelos seus membros, com a eleição do CEO da MDS, José Manuel Dias da Fonseca como Presidente da Comissão Executiva da Brokers Link.
Estamos perante um marco histórico para a indústria de seguros nacional. A Brokers Link é a única organização de seguros de dimensão mundial que não é gerida a partir de uma das grandes capitais financeiras internacionais. Esta rede traz benefícios evidentes para as empresas portuguesas, que podem ter um único interlocutor, que fala a mesma língua e que as pode acompanhar e gerir os seus riscos e seguros em qualquer parte do mundo, assegurando uma gestão global e mais eficiente
Afirmou José Manuel Dias da Fonseca, no âmbito da assinatura da constituição formal da Brokers Link, no Porto.
Este apontamento sobre a Brokers Link vem a propósito nesta altura, na medida em que Julio Portalatin – o recentemente empossado presidente da AIG Europe (portanto vice-presidente do líder mundial dos seguros), na sua primeira viagem à sede da seguradora em Paris, confidenciou ao próprio Dias da Fonseca para quem ligou, que o primeiro telefonema que tinha feito havia sido precisamente para ele, para os escritórios do Porto, na qualidade de gestor maior da Brokers Link. Sintomático da importância que a empresa já dispõe a nível mundial.