Seguradoras com bons números em Portugal este ano
Pese tudo o que escrevemos sobre a crise e os seguros, os maus tempos não são para todos e as seguradoras podem bem agradecer os números que 2012 lhes tem trazido.
Segundo dados divulgados pelo supervisor – o Instituto de Seguros de Portugal, das 44 companhias supervisionadas, 37 seguradoras apresentaram lucros nos primeiros nove meses deste ano. Os prejuízos bateram à porta de apenas sete companhias.
Se estes valores não são nada maus para um período de crise generalizada, ainda parecem mais dourados se analisarmos o crescimento registado nos resultados líquidos. Contas feitas e de modo globalizado para as tais 44 seguradoras, os resultados líquidos subiram 255 por cento para 441 milhões de euros.
A taxa de cobertura da margem de solvência das seguradoras cresceu também, de 168% em setembro de 2011 para 254% em setembro último, de acordo com a informação que é possível obter nos relatórios trimestrais da atividade seguradora.
Já quanto à produção de seguro direto, esta assinalou uma quebra de 10,1%, pelo que parecem ter sido os sinistros, ou a ausência deles, a contribuírem para um cenário bem positivo.
Entre janeiro e setembro deste ano, os custos associados a sinistros diminuíram 24.2%, e foi no ramo Vida que esta queda mais se fez sentir: decréscimo de 27.6 por cento.