Seguro de Habitação: exija revisão dos montantes
Aos nossos clientes há muito que alertamos e lembramos nos tempos certos para procederem aos pedidos de actualização dos capitais dos seguro multiriscos e do seguro de vida ligados à subscrição do Crédito Habitação. Ainda assim, os nossos clientes, e todos os outros mais atentos que os faziam estavam sujeitos a alguma resistência nesta mudança por parte das seguradoras e principalmente pelos bancos (nos casos de terem contratado os seguros directamente no banco), que não raras vezes dificultavam o processo colocando entraves burocráticos e até cobrando por essas alterações.
Felizmente o Governo legislou esta situação, e entrou em vigor em Dezembro, um diploma que actualiza automaticamente os novos contratos de crédito à habitação, estando já os subscritores de crédito mais recentes a pagar o valor certo.
Mas quanto aos contratos que já existiam, as entidades financeiras não estão de mote próprio a actualizarem os montantes, logo os respectivos prémios dos seguros que daí decorrem, defendendo que a nova legislação a isso não as obriga.
O Banco de Portugal contraria e garante que a actualização de capitais é para ser feita a todos os contratos.
O Instituto de Seguros de Portugal não comenta, e a Associação Portuguesa de Bancos e o Instituto Português de Seguros pediram entretanto em conjunto, um esclarecimento ao Banco de Portugal sobre a sua aplicabilidade.
Enquanto esse esclarecimento não é prestado, o melhor mesmo e solicitar a actualização dos montes à sua seguradora ou banco. A seu pedido, eles não podem deixar de o fazerem.