Guarda-redes Reina em anúncio polémico da Groupama

Março 1, 2012

Reina faz anúncio para GroupamaO guarda-redes espanhol do Liverpool fez um comercial para a seguradora Groupama que agora está no centro de uma polémica que acusa o jogador de futebol de se associar a um anúncio de conteúdo racista. As apreciações negativas são da organização não governamental Operation Black Vote.

O anúncio, que poderá apreciar mais abaixo neste artigo, faz contracenar Reina com um chefe de uma tribo africana, que diz que uma vez que o guarda-redes espanhol é reina (rainha em espanhol), ele, chefe da tribo será o rei.

Pepe Reina é então investido da sua coroa e o anúncio termina com o slogan “Sinto-me seguro” que remete precisamente para a seguradora Groupama que patrocina o anúncio de Reina.

Se nos é permitida ter opinião, realmente não vemos que suscetibilidade um anúncio deste poderá ferir, mas o que é certo, é que no Reino Unido parece haver uma imensa “caça às bruxas”, veja-se as acusações de racismo que o Manchester City fez recentemente ao FC Porto no Dragão pela injetivação “normal” naquele desporto de que Balotelli foi alvo ao mostrar-se pouco “cívico” na forma como abordou alguns lances do encontro.

Assim, desta feita é o diretor da Operation Black Vote, que acusa Reina de viver e trabalha no Reino Unido há quase uma década, e de caraterizar os negros negativamente neste anúncio, numa piada própria dos anos 50.

A Groupama responde às acusações afirmando não considerar (como nós) que o spot é ofensivo nem contém conteúdo discriminatório, mas ainda assim desculpou-se e retirou-o dos canais de televisão espanhola, onde passava.

 

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.