A Implantação da Liberty em Portugal: hoje e no futuro próximo
A Liberty em Portugal conta quase exclusivamente e por vontade própria, com um único canal de distribuição – os seus agentes de seguros.
Daí o esforço que a seguradora tem feito, presente nalgumas campanhas de publicidade para fazer notar a competência e profissionalismo dos mediadores de seguros.
Alguns destes parceiros da Liberty têm a própria imagem da seguradora, mas não são exclusivos, e a companhia ainda tem outros parceiros que até usam a imagem de outras seguradoras e que também trabalham com a Liberty.
Ao todo, a Liberty estará a trabalhar com cerca de 2 mil agentes de seguros distribuídos por todo o território nacional, ilhas incluídas.
À presença conferida por estes profissionais, juntam-se 40 escritórios próprios da companhia, distribuídos de forma relativamente homogénea pelo território português.
Neste particular, a seguradora anseia aumentar a sua presença no interior do país, região que embora esteja a perder atividade económica e população, a Liberty não negligencia, assumindo-se até como adjuvante no processo de retomar o desenvolvimento social perdido por essas zonas de Portugal.
No entanto, para 2014 a Liberty não prevê a abertura de quaisquer novos espaços, deixando para o próximo ano – 2015, a retoma do seu plano de redesenho da rede que a poderá levar numa situação entendida hoje como ideal, a um total de 50 escritórios próprios.
Assim sendo, para o próximo biénio, a Liberty pensa contratar novos profissionais. A seguradora tem crescido em recursos humanos e espera já fechar este ano com 500 colaboradores.
A Liberty conta atualmente com 600 mil clientes de seguros, quase totalmente servidos pelos seus parceiros. A estratégia da multinacional americana em Portugal tem sido como referimos, a de comercializar a sua oferta exclusivamente através da rede de agentes.
Os canais alternativos são residuais. A Liberty tem obviamente uma presença na internet, onde os clientes podem subscrever os seguros que necessitam, mas quando alguém subscreve algum produto através deste meio, a seguradora zela para que seja encaminhado de pronto para um dos seus parceiros, numa tentativa de o servir melhor na sua área de residência.