Liberty inicia no Brasil os seguros de riscos especiais
O grupo Liberty Mutual, um dos maiores do setor de seguros nos Estados Unidos da América, resolveu aumentar as suas operações no Brasil. Focada no mercado de seguros automóvel e apólices para médias empresas, a Liberty pretende agora atrair grandes clientes e aposta no crescimento dos projetos de infraestrutura. Construção civil, estaleiros, petroquímicas, setor marítimo e empresas petrolíferas, estão entre os alvos da seguradora, que começa assim a operar no Brasil na área de riscos especiais.
A Liberty Mutual está trazendo para o Brasil a Liberty International Underwriters (LIU), divisão internacional responsável pelos grandes riscos, e também terá uma resseguradora no Brasil, para poder oferecer maior capacidade de cobertura dos riscos. A resseguradora da Liberty já foi autorizada a operar pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.
Nas palavras de Danny Forsythe, o CEO Global da LIU, o Brasil é o primeiro país na América Latina a contar com operações locais para a área de riscos especiais. No México, os negócios são feitos por meio dos escritórios dos Estados Unidos ou de Londres.
Para poder agarrar grandes contratos, a Liberty vai oferecer no Brasil capacidades acima das praticadas pelo mercado. Por exemplo, para riscos do setor de petróleo, gás, químico e petroquímico, a capacidade oferecida é de 125 milhões de dólares por operação. Nos contratos de construção será de 100 milhões de dólares, e nas apólices de garantia, que avalizam que uma obra será findada no prazo previsto, 150 milhões de dólares.
No Brasil, a nova unidade da Liberty já conta com cinco executivos, cada um especializado em um tipo de risco. A seguradora prevê contratar mais três. Há ainda os técnicos que ficam na Europa e EUA e que também vão avaliar as operações brasileiras.