Prémio MAPFRE Prevenir Melhor 2012 foi para a Eurest
A EUREST foi a vencedora do Prémio MAPFRE Prevenir Melhor 2012, uma iniciativa conjunta da MAPFRE e da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho.
O Prémio MAPFRE Prevenir Melhor, de atribuição bianual, lança o repto a todas as empresas estabelecidas em Portugal e tem como principal objetivo promover a segurança e a prevenção no local de trabalho e reconhecer entidades que se distingam na melhoria das condições de trabalho, através da prevenção da sinistralidade laboral e das doenças profissionais.
Este galardão atribuído pela seguradora Mapfre, pretende identificar e premiar as entidades que implementam inovações tecnológicas, organizacionais e promovem o desenvolvimento de boas práticas.
O Grupo Auchan e a empresa Soares da Costa foram igualmente distinguidas com duas menções honrosas.
A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer durante as II Jornadas de Prevenção, Risco e Segurança 2013, que se realizam em dezembro.
A empresa vencedora, a EUREST, irá receber uma viagem (estadia e participação para duas pessoas) na Conferência Internacional Anual organizada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a realizar em novembro de 2013, e uma formação na área de Prevenção de Riscos Laborais e Gestão de Riscos, ministrada pelo ITSEMAP – Instituto Tecnológico MAPFRE.
O Grupo Soares da Costa e o Grupo Auchan, foram igualmente distinguidos com duas menções honrosas.
Este prémio encontra-se em linha com a prossecução do trabalho levado a cabo pela MAPFRE Seguros na promoção de uma cultura de prevenção e segurança em todas as áreas da sociedade. Trata-se de uma atribuição que, mais do que premiar empresas pelas suas boas práticas em gestão de pessoal, pretende alertar para a necessidade de uma cultura corporativa de prevenção efetiva no tecido empresarial português.
João Gama, Diretor de Comunicação e Estudos de Mercado da MAPFRE
O “Prémio MAPFRE Prevenir Melhor 2012” pretendeu reconhecer publicamente as empresas que se destacaram por um investimento sustentado na melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores, através da prevenção da sinistralidade laboral e das doenças profissionais.
Dados recentes mostram que apenas 46 por cento das empresas portuguesas registam boas práticas laborais e que os setores do Comércio de Veículos Automóveis e da Distribuição Alimentar são os que apresentam um maior caminho a percorrer em matéria de boas práticas laborais.
Dados internacionais dão ainda conta de que em cada 3.5 minutos alguém morre na União Europeia, vítima de acidente de trabalho ou doença profissional.