MetLife continua expansão comprando Provida
A Metlife acordou com o BBVA, Banco Bilbao Vizcaya Argentatria, a compra dos 64.3 por cento da participação deste na seguradora de fundos de pensões chilena Provida.
A Metlife, que é a maior seguradora vida dos Estados Unidos da América, pretende assim expandir-se para o mercado sul-americano, gastando ao que parece, 1.5 mil milhões de euros.
O acordo rubricado entre o banco espanhol e a companhia de seguros norte-americana, define que a MetLife terá de intentar uma oferta pública de aquisição de ações sobre 100% do capital da Provida.
Com a aquisição da Provida, a seguradora MetLife espera alcançar em 2016, a meta dos vinte por cento de resultados operacionais, com origem nos mercados emergentes, quer têm sido alvo da seguradora ultimamente.
Aos 20% de resultados operacionais com origem nos nestes mercados junta-se a meta dos 12% de retorno sobre o rendimento de capitais, para esse mesmo ano de 2016.
Para chegar a estes objetivos, a Metlife conta por certo com a taxa de crescimento esperada para a economia chilena – 4.5% em 2013, bem acima do crescimento de apenas dois por cento, esperado neste ano para a economia dos EUA.
Com referimos, a aquisição de mais de metade do capital social da Provida, é o mote da MetLife na consequente expansão da seguradora no mercado sul-americano.
Completa-se assim o ciclo que já tinha tido etapas em quase todos os restantes continentes.
A Metlife já tinha comprado em 2002, a Aseguradora Hidalgo, a maior seguradora mexicana e três anos volvidos fez o mesmo com a Travelers Life & Annuity, desta feita comprando-a ao Citigroup.
Em 2010, foi a vez de adquirir a Alico ao American International Group, permitindo-lhe assim uma expansão para os mercados europeu e asiático.