Impressões sobre as seguradoras nas redes sociais
Depois de lhe termos apresentado algumas iniciativas das seguradoras em pleno meio das redes sociais, como o facebook, o linkedin e até o youtube, vamos agora dar-lhe conta das expectativas dos responsáveis pelo marketing destas companhias em relação ao aproveitamento que as suas organizações fazem ou podem fazer deste meio.
O Facebook é o meio por eleição para as primeiras presenças das seguradoras em termos de redes sociais.
No entanto, conforme temos visto pelos exemplos descritos, muito raramente as seguradoras mantêm uma presença continuada no facebook, limitando-se sumariamente a realizarem campanhas promocionais esporádicas e com um timing próprio, de iniciativas, produtos ou serviços. É o caso da campanha no facebook do projeto Eu Respeito a Estrada da Liberty e do Innovation In Retirement Award da Fidelidade.
No entanto, o potencial está lá à espera de ser explorado. Esta é também a convicção dos responsáveis de Marketing das companhias de seguros.
Porque não é então mantida essa presença contínua no Facebook?
Porventura por não ser fácil dinamizar a presença de uma seguradora numa rede social. É necessário construir, implementar e manter, uma estratégia comunicacional contínua para estas plataformas sociais, onde é constante a necessidade de inovação e diferenciação.
Por outro lado, se houver quem faça investimento a este nível, em que estar preparado para o rentabilizar, e para isso precisa de saber como recolher a informação que as redes sociais podem transmitir acerca do consumidor de seguros.
Grande parte do potencial deste género de plataformas de comunicação reside no conhecimento dos nossos seguidores, da capacidade em auscultá-los e ouvi-los.
Perceber os seus interesses e proporcionar um espaço de conteúdos partilháveis que enderecem as suas preferências, interesses e gostos.
É crítico também compreender que o espaço é de todos e que os conteúdos partilhados só fazem sentido se forem do interesse geral de todos os fãs. Só assim se constrói envolvência com o público, encontrando este um espaço onde pode expressar-se.
Sintomático que quem mais ideias tem sobre as características específicas do meio social seja quem mantém uma presença mas contínua. É o caso da página de facebook da Generali.
As Redes Sociais são uma outra forma humana de comunicar com um segmento-alvo que quer mais informação, clareza, mais serviço e com rapidez. E outro veículo de excelência e contacto com o seu público.
Conceição Tomás, diretora de Marketing da Generali
Reconhecemos nas redes sociais um potencial enorme e certamente justificado através do potencial que comprovadamente já existe noutras áreas de negócio.
Rita Sambado, diretora de Marketing da Fidelidade Mundial
Não estamos (Liberty) presentes nas redes sociais simplesmente com a marca Liberty Seguros ou para efeitos de apresentação dos nossos produtos, pois a Liberty Seguros privilegia e defende o canal tradicional de distribuição de seguros, os agentes profissionais de seguros.
Rodrigo Esteves, diretor de Marketing da Liberty Portugal
Já agora, não deixe de se tornar fã da página dos Seguros-Mais no facebook. É mais uma maneira indolor de se manter informado em relação aos seguros e produtos similares.
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