Seguro de responsabilidade ambiental da Chartis
A consciencialização cada vez maior dos cidadãos quanto aos riscos da poluição, a cada vez menor tolerância do público em geral para as agressões ao meio ambiente, os diversificados materiais potencialmente perigosos com que as empresas lidam na sua laboração, e as imposições legislativas, nomeadamente do decreto-lei 147/2008 que transpõe para legislação portuguesa Diretiva Europeia sobre responsabilidade ambiental, podem levar as empresas a não conseguirem fazer face a sinistro que atentem contra o ambiente.
O seguro de responsabilidade ambiental da Chartis, de seu nome Enviropro foi criado para permitir às empresas protegerem-se de grande parte destes riscos permitindo às mesmas uma plena adequação às necessidades e riscos que correm.
Quando a obrigatoriedade de constituição de garantia entrou em vigor, em janeiro de 2010, poucas seguradoras disponibilizavam o seguro de responsabilidade civil ambiental entre o seu portefólio de produtos.
A multinacional Chartis, que comercializa o Enviropro já o fazia, e conquistou nessa fase uma grande parte do mercado.
O seguro de responsabilidade ambiental da Chartis, é a solução para cobrir os custos de limpeza dos locais de trabalho e a outras responsabilidades legais decorrentes de lesões corporais e materiais infligidas a terceiros, e os danos ambientais, nomeadamente os provocados à agua, ao solo, às espécies, e aos habitats naturais protegidos.
Atualmente o Enviropro da Chartis não está sozinho no mercado, ainda há pouco lhe demos conta do lançamento do seguro Ecosfera da AXA, mas a procura do produto tem-se mantido elevada, apesar da crise.
Os responsáveis da Chartis preveem mesmo para os próximos anos, uma evolução positiva da procura deste tipo de seguros, ditada pela crescente consciencialização do risco.