Cuide da sua saúde – gordura abdominal aumenta risco de demência
Segundo cientistas da Divisão de Investigação da seguradora de saúde norte-americana Kaiser Permanente, os indivíduos com mais de 40 anos que tenham um abdómen volumoso correm riscos de demência a partir dos 70. Depois de outros estudos terem demonstrado que o excesso de peso aumenta o risco de diabetes, de derrames cerebrais e de doenças cardiovasculares, junta-se agora mais esta consequência ao rol dos eventuais distúrbios provocados pela gordura excessiva.
O estudo da obesidade abdominal em pessoas de meia-idade pode ser um indicador de disfunção metabólica que conduz a um risco de demência. As autópsias demonstraram que as alterações no cérebro associadas à doença de Alzheimer começam a aparecer na juventude e na meia-idade.
Rachel Whitmer, uma das autoras do estudo
Para chegarem a esta conclusão, foram estudadas 6.583 pessoas entre os 40 e os 45 anos a quem foi medida a densidade abdominal. Trinta e seis anos após o início do estudo, 16% dos participantes desenvolveu demência.
Entre os obesos, os que tinham barriga demasiado grande corriam 80% mais riscos de contrair demência do que os que tinham peso e abdómen normais. Esse risco aumenta 230% nas pessoas com excesso de peso e barriga grande e 360% nos obesos com barriga grande.