Se for de viagem deixe o contacto ao Governo
O Governo quer saber quantos portugueses estão em viagem no estrangeiro e quais os países para os poder contactar em caso de catástrofes naturais e crises políticas ou militares. Nesse sentido, a Secretária de Estado das Comunidades está a desenvolver um acordo com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) para tornar possível a localização dos portugueses no estrangeiro quando isso for necessário.
A Secretária de Estado das Comunidades sublinha que os dados cedidos pela APAVT terão sempre as limitações inerentes ao direito à privacidade, garantindo que não se irá divulgar os nomes das pessoas em causa – O objectivo é apenas o de contactar as pessoas para saber se precisam de ajuda.
Esta medida do secretário de Estado das Comunidades surge na sequência das dificuldades com que António Braga se defronta sempre que ocorrem problemas no estrangeiro e se torna necessário apurar se envolvem portugueses, em que número e em que hotéis eles se encontram. Ocorreu em Agosto de 2007 durante a passagem do furacão Dean no México, onde havia turistas portugueses instalados em estâncias turísticas.
Por outro lado, consciente do recente fenómeno de haver cada vez mais pessoas a adquirir viagens pela Internet, secretário de Estado das Comunidades vai criar no site da Secretaria de Estado das Comunidades, um formulário onde os viajantes podem voluntariamente deixar o seu destino e o seu contacto (ainda não o encontramos lá por mais que tenhamos procurado!!!).